Landing page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead e por fim cliente. As landing pages ou páginas de aterrissagem, popularmente conhecidas como página de conversão, as landing são pages estruturadas de uma estratégia de marketing digital, é nela que seus futuros clientes se formarão.
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Agora que você teve uma breve introdução sobre o que é uma Landing Page, vamos estrar na parte de desenvolvimento, vamos apresentar dicas e cuidados relacionados à Landing Page.
Mas antes de prosseguirmos para o desenvolvimento de uma Landing Page, é necessário ter algum domínio na criação de sites, se caso você acompanha o nosso blog, deve estar familiarizado com criação de sites e funil de vendas, caso não, aqui vai alguns posts para lhe ajudar com este conteúdo. Primeiros passos para criar um site, Funil de vendas já ouviu falar? e 5 Incríveis estratégias de Marketing Digital.
DESENVOLVIMENTO
Agora que você já está familiarizado com desenvolvimento de sites, vamos apresentar o desenvolvimento e as estruturas de uma Landing page por meio de uma simulação em uma plataforma de criação de site, vamos usar o WordPress, um CMS Open Source muito conhecido e usado.
É importante lembrar que nesse post não explicaremos o processo e instalação do WP, caso você não saiba segue o link para aprender a instalar o WP.
Nosso desenvolvimento começa com a instalação do plugin Optimizepress, é um plugin gratuito porém possui funcionalidades premium, o Optimizepress é um plugin perfeito para a criação de Landing Page, este plugin oferece vários elementos que você pode estar atribuindo na sua página de vendas.
ESTRUTURA DE UMA LANDING PAGE:
Vamos separar a estrutura em Dobras. Levando em conta que existe uma infinidade de layouts e design, vamos simular o desenvolvimento de uma Landing page.
1º Dobra Header
Mostrar o conteúdo de forma clara e objetiva é fundamental para que o header seja considerado bom, uma CTA (call to action – chamada para a ação) por exemplo: Contate-nos já, Cadastre-se aqui, Preencha o formulário, etc…
Normalmente é no header que se encontra o formulário de contato, seus futuros clientes passaram por lá antes de chegar a entrar em contato contigo, independentemente do tipo de negócio que se refere na Landing Page.
Todas as estruturas que comentarmos aqui devem ser bem harmoniosas, a estética da sua Landing page deve ser um critério bem importante, porém, é o seu conteúdo que farão seus leads se converterem a clientes.
2º Dobra Vantagens
Com o header bem desenvolvido o próximo passo é criar a dobra de vantagens de sua empresa, nessa dobra você deve explicar ao lead o porque ele deve contratar os seus serviços ou produtos e não a da sua concorrência.
3º Dobra Comentários
A estratégia de aprovação social é simplesmente incrível, ela gera confiança para os futuros clientes, esses comentários devem vir de clientes reais, não tenha medo de pedir para seu cliente deixar um comentário sobre seus produtos ou serviços.
Essa dobra é fundamental para gerar autoridade.
4º Dobra Clientes já atendidos
Ainda na estratégia de aprovação social, mostrar alguns dos clientes já atendidos gera autoridade, deve-se tomar cuidado com o peso das imagens, imagens pesadas podem deixam seu site lento e isso não é algo bom para sua Landing Page.
5º Dobra Quem somos
Considere este espaço a esclarecer informações de sua empresa, não é necessário algo grande, mas sim, informativo. Mostrar as certificações de sua empresa e suas especialidades são exemplos de conteúdo que pode ser inserido na dobra quem somos.
6º Dobra de Conversão
Aqui é necessário ter uma CTA somado à um botão levando ao preenchimento do formulário de contato.
7º Dobra footer
Aqui fica as políticas de privacidade, termos de uso e termos de serviços, é recomendado que no footer tenha um espaço reservado para contato.
CUIDADOS COM LANDING PAGE
SEO
Um fator muito importante é o SEO (search engine optimization) Otimização para mecanismos de busca, conheça o principal desafio de muitos desenvolvedores, as técnicas de SEO devem estar presentes em seu site se quiser atingir um bom posicionamento orgânico em buscadores como o Google.
Temos um post que vai mostrar mais detalhes.
Métricas
Ter um meio de mensurar sua landing page é a chave para o sucesso, considere criar páginas de sucesso integradas ao Google analytics e Google webmaster. Assim podemos analisar os resultados possibilitando possíveis melhorias.
Conclusão
Ter uma equipe profissional que trabalha para você e seu negócio pode evitar muita dor de cabeça, desenvolver um site, não importa seu objetivo, vai lhe trazer muito trabalho, e se não for bem regido não trará resultados.
Temos posts que você deve ler:
Antes de você criar um site considere ler esse artigo | Desenvolvimento profissional vs. amador
Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver