O que são as Sessões no Google Analytics

O que são as Sessões no Google Analytics

O que são as Sessões no Google Analytics

Neste post vamos explicar mais afundo sobre as sessões. A sessão é um grupo de interações dos usuários com o seu website que ocorrem em um determinado período.

 

O QUE É O GOOGLE ANALYTICS

 

 O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, aplicativo. E com base na informações coletadas pelo Google Analytics também conhecido GA, é que podemos analisar se os visitantes do determinado site, estão se comportando de forma esperada quanto ao objetivo ou meta que foi definido, principalmente quando está em sob uma campanha de marketing.

Temos um post imperdível para você sobre principais métricas do Google Analytics…

O QUE É UMA SESSÃO

Sessão é o conjunto de ações que os usuários executam dentro do seu site ou blog, logo esta é uma métrica essencial para saber o quanto os seus visitantes estão interagindo com os seus conteúdos.

 

AFINAL, COMO FUNCIONA UMA SESSÃO?

 

Por exemplo uma pessoa faz uma busca no Google e encontra um post de seu blog, esse visitante lê o artigo e continua navegando por seu site, e encontra um call-to-action que leva-o para uma página de venda, onde compra ou contrata um serviço/produto seu. Tudo isso num intervalo igual ou inferior a 30 minutos, logo isso corresponde a uma sessão.

 

Um outro exemplo: Quando um usuário entra no site é iniciada a primeira sessão. Caso ele fique inativo por mais de 30 minutos, quando voltar a navegar, terá iniciado uma segunda sessão. Caso ele permaneça visitando o site, sem ficar ausente por meia hora, a sessão permanecerá a mesma.

 

Como as sessões são acumulativas, um único usuário poderá ter centenas de sessões ao fim do mês.

 

QUAL A UTILIDADE DA SESSÃO?

 

A sessão evita que usuários ausentes distorçam as métricas e melhoras a exatidão das informações. Ao mesmo tempo que coleta as mesmas.

 

COMO EU ALTERO O TEMPO DAS SESSÕES?

 

As sessões terminam após um período de tempo específico. Por padrão, as sessões terminam após 30 minutos de inatividade. Você pode alterar as configurações de modo que sessões terminem após o período especificado.

QUANDO EU DEVO ALTERAR O ESSE LIMITE DE INATIVIDADE?

 

A duração de uma sessão depende do tipo de seu site e sua empresa. veja algumas ideias para você começar a pensar sobre o tempo limite de sessões:

 

Se seu site desconectar um usuário automaticamente depois de determinado período de inatividade, defina o tempo limite para corresponder a esse período.

 

Aumente o tempo da sessão se você tiver muito conteúdo e espere que os usuários se envolvam com esse conteúdo por muito tempo. Da mesma forma diminua o tempo se o site tiver pouco conteúdo.

 

PARA ALTERAR AS CONFIGURAÇÕES DO TEMPO LIMITE

 

  1. Navegue até uma propriedade. Se você não estiver no menu de configurações, clique em Admin. Selecione a conta e a propriedade que você deseja editar.
  2. Na coluna propriedade, clique em informações de acompanhamento e, em seguida, em Configurações da sessão.
  3. Em tratamento do tempo limite, use os controles para definir o tempo limite da campanha.
  4. Clique em Aplicar.

 

Confira um post sobre a taxa de rejeição…

 

CONCLUSÃO

 

As sessões ou tráfego são basicamente o tráfego que site recebe, quando você recebe um visitante, uma sessão se inicia, independente de ser o mesmo usuário que entra várias vezes. Com os dados fornecidos você pode saber o volume de visitantes que você recebe, também chamando de tráfego.

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver

Deixe seu comentário sobre o post: O que são as Sessões no Google Analytics escrevemos ele para você...

A Arte de Transformar Cliques em Clientes

Receba conteúdo atualizado toda a semana no seu e-mail.

Você é um robô?

Serviço em destaque

WebSite Express

Design Profissional Fica Pronto em 5 Dias com Foco em Conversões

Contrate este serviço

Mais conteúdo valioso:

Líder da Studio Silver - Agência Web e Marketing Digital

Você quer perder clientes?

Claro que não, ninguém quer que isso aconteça!
Mas se o que deseja é conquistar MAIS CLIENTES pela internet.