Saiba como definir e alocar a verba para marketing de maneira fácil com o exercício deste artigo.
Nunca foi tão fácil para pequenas e médias empresas investir em marketing como nos dias de hoje, devido ao número de mídias que temos disponíveis na atualidade.
Porém muitas empresas, ainda não tem definido os seus objetivos claros de marketing, e principalmente não tem uma verba definida para suas ações de marketing.
Pensando nisso resolvemos, escrever este artigo com um pequeno exercício para você empresário. Saber definir a verba de marketing e alocar nas mídias que mais o convém.
Quando falamos em mídias neste artigo se referimos as três categorias conforme a tabela.
Mídias da Internet | Mídias Tradicionais | Mídias Impressas |
Redes Sociais | Rádio | Cartão de visita, panfleto e toda a parte de papelaria |
Links Patrocinados | Jornais e Revistas | Outdoor |
Sites e Blogs | Televisão | Jornais e Revistas |
Youtube |
*Os itens em cada categoria são os principais.
# Exercício: Encontrando o valor ideal para investir em marketing.
Para você empresário, que está lendo esta matéria e ainda não tem definido o orçamento disponível para o marketing, esperamos te ajudar não só a definir um valor base para investir em marketing, como também gostaríamos de ajudar a alocar sua verba nas categorias de mídias mais favorável para seu negócio e suas metas.
Anote as respostas das seguinte perguntas e preencha o exercício.
#1) Qual é o valor em R$ que você está investindo por mês no marketing atualmente?
Resposta: R$
#2) Distribua o valor que você gasta com marketing em cada uma destas categorias de mídias.
Mídias da Internet | Mídias Tradicionais | Mídias Impressas |
R$ | R$ | R$ |
Preencha verdadeiramente sem aumentar ou diminuir nada, combinado?
“A não ser que você goste de enganar a si mesmo.”
#3) Quanto sua empresa fatura por mês?
Faturamento Bruto /mês | R$ (Exemplo 20.000,00) |
# Quanto minha empresa deve investir em marketing?
Esta é uma questão bem delicada em se tratando de pequenas e médias empresas, pois muitas não possui uma equipe ou sequer uma única pessoa dedica ao marketing.
Dentro da empresa o responsável pelo marketing deve se preocupar com as seguintes tarefas macros:
- Definir os objetivos de marketing
- Definir e disponibilizar a verba
- Definir em quais e quanto investir em cada mídia
- Medir os resultados em cada mídia
- Otimizar a ação de marketing
Se aí na sua empresa você ainda tem este profissional valioso, não tem problema, porém saiba que você precisará investir o seu tempo nestas principais tarefas. Ok?
Segundo os especialistas e também o SEBRAE, o ideal que uma empresa invista cerca de 10% do seu faturamento em ações de marketing.
Se aí na sua empresa isto ainda não é possível.
Então comece como uma porcentagem que fique confortável para sua empresa. Exemplo 5%.
Já estamos felizes 🙂 em saber que:
Para quem ainda não tinha um valor de investimento de marketing definido.
Agora já tem, e sabe qual é o valor ideal para sua empresa investir em marketing.
#2 Quanto devo investir em cada mídia?
Este é um assunto bem delicado, pois querer pesquisa e testes para cada ramo de empresa, quais são as metas de marketing e também sua abrangência territorial.
Porém a tendência que os investimentos sejam maiores nas mídias da internet.
Vamos citar os 2 principais motivos apontados pelos especialista:
Motivo 1: Ações nas Mídia da Internet são 100% mensurável.
Isso mesmo, quando for fazer qualquer campanha de marketing na internet você poderá medir praticamente todas as informações, alcance, frequência, custos e como as pessoas estão respondendo a suas ações (Positivamente ou negativamente).
Desta forma fica fácil para a tomada de decisão.
Motivo 2: Investimentos e alcance escalável.
Você pode começar investindo pouco e ir aumentando conforme os seus resultado for aparecendo.
Assim você poderá escalar os seus resultados.
#Aplicando o exemplo conforme o exercício acima.
Vamos executar este exemplo em uma empresa do ramo de Prestação de Serviços .
Definindo um orçamento de marketing.
Faturamento bruto /mês | R$ 20.000,00 |
Verba para marketing (10%) | R$ 2.000,00 |
Definindo quanto investir em cada categoria de mídia.
Mídias de Internet (60%) | Mídias Tradicionais*(30%) | Mídias impressas(10%) |
R$1.200,00 | R$600,00 | R$200,00 |
*Neste exemplo está descartado Mídias Tradicionais Televisão, devido seu alto custo.
Este exemplo também pode ser praticado na maioria das micros, pequenas e médias empresas locais.
Agora que você já sabe como definir e alocar sua verba de marketing é hora de colocar em prática.
E testar em qual mídia lhe trará os melhores resultados.
Importante:
Nunca esqueça de investir pelo menos um pouco em cada uma das categorias de mídias citadas neste artigo, pois cada uma delas podem preencher lacunas de abrangência do seu marketing.
Também recomendamos que você analise os resultados de cada mídia pelo menos uma vez por mês, para refinar cada vez mais o seu marketing, sempre de olho no ROI (sigla em inglês) Retorno do Investimento.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você empresário de alguma forma.
Lembre-se:
Que nós do Studio Silver somos especializados nas Mídias da Internet, e podemos ajudar sua empresa a trazendo mais resultados com investimento de marketing.
Fica aqui um forte abraço e compartilhe, comente este artigo.
Informativo:
Saiba quanto tempo levamos para criar este artigo para você 🙂
Veja a imagens da nossa ferramenta de “Time Track”.
Não esqueça de compartilhar, comentar este artigo dedicamos horas da nossa equipe para levar conteúdo de valor para você 🙂