Estão comentando por aí que sou um tipo de guru em se tratando de resultados no marketing digital, porém eu não me considero.
No início do ano sempre tem as famosas previsões dos videntes, que tentam adivinhar os acontecimentos que virá no ano. (geralmente são desgraças mas tudo bem).
Então resolvi fazer a previsão do que vai acontecer neste 2017 meu mundo “O Marketing Digital”, só que com uma diferença o que eu escrever aqui tem 99% chance de acontecer.
Este 1% de margem de erro que resta, é só se um dos videntes acertarem, e o mundo vier acabar de verdade.
Vamos lá então?
Crescimento do Marketing de Conteúdo
O simples fato de você estar lendo este artigo significa que você está consumindo um conteúdo na internet do tipo texto de blog, porém depois que você terminar de ler este artigo é bem provável que você vai no Youtube e assista alguns vídeos lá, que é outro tipo de conteúdo, e depois você vai até sua rede social favorita, e vê imagens, textos e por aí vai.
O crescimento deste tipo de mídia neste ano será algo muito grande, pois os principais geradores de conteúdo estão migrando para a internet, estima se um crescimento de mais 70% comparado a 2016.
Se sua empresa não pratica o marketing de conteúdo ainda, recomendo começar a planejar agora uma estratégia para disputar a atenção do seus possíveis consumidores.
A dica que dou é a seguinte: ou você começa a produzir conteúdo, como textos para artigos, vídeos e imagens.
Ou você poderá pagar para alguém que já está gerando conteúdo falar de sua marca como uma espécie de recomendação.
Ou na pior das hipóteses você pode ficar aí parado olhando seu concorrente dominar o mercado.
Tráfego Pago Ficará Cada Vez Mais Caro
Todo o tipo de anúncio na internet, o chamado tráfego pago ficará muito mais caro neste ano.
Porque tanto o Google Adwords como o Facebook Ads trabalham com o método leilão de lances para cobrar e posicionar seus anúncios para seu visitantes.
Como assim? me explica aí!
Muito simples, lei da oferta e procura, como este ano terá um aumento de anunciantes na internet.
Para você disputar um espaço publicitário no Google ou Facebook você precisará cobrir o lance de exibição do seu concorrente.
Minha dica é: você mesclar O Tráfego Pago com o Tráfego Orgânico que é cerca de 60% mais barato.
Aumento da Concorrência
Como você já deve ter percebido um certo aumento da concorrência de seu mercado no “mundo real”, aqui na internet vai não vai ser diferente, comece a reparar o número crescente de negócios similares ao seus que já criaram, páginas no Facebook, Sites e anúncios na internet.
Então fica aí dormindo, e veja seu negócio perder mercado na internet para os seus concorrentes, se você acha que o mundo online é diferente do mundo real, você está completamente enganado, as pessoas que consomem produtos, serviços ou informações são as mesmas.
Dica: Planeje hoje mesmo a entrada do seus negócios na internet, não sabe como?
Contrate alguém…
Mais Profissionalismo
Você conhece os termo “meia boca” ou “mais ou menos”?
No ano de 2017 será o fim para o marketing digital nas empresas não levam isto a sério.
Ter um site mal feito e que não é mobile, uma postagem na fan page da sua empresa lá de vez em quando não vai ter mais resultados.
Pois os consumidores estão cada vez mais exigentes, aumento da concorrência como citei acima e também o algoritmos do Google e Facebook sabem quando seu conteúdo não é relevante para sua audiência e passam a não recomendar o seu conteúdo, seja na busca (no caso do Google) ou nos feeds (no caso do Facebook).
Dica: Contrate um profissional de marketing na internet, ou treine alguém dentro da sua empresa.
Então essas são minhas previsões para o marketing digital para 2017 espero que você tenha gostado, e se você tem algum tipo de negócio que precisa criar, ou melhorar seu espaço na internet não deixe para amanhã ou pior para ano que vem.
Fica aqui um forte abraços e um Feliz e Conectado Ano de 2017.