Conheça mais uma das incríveis ferramentas gratuitas que o Google nos disponibilizam, o Google Tag Manager é uma ferramenta, pela qual é possível inserir apenas um código em um site, para depois instalar diversos serviços sem precisar mexer neste código.
Muitas ferramentas que usamos exigem uma instalação de código em determinadas páginas do site e, para muitos profissionais de Marketing, isso exige um certo conhecimento ou até mesmos um suporte de desenvolvedor, o que pode atrasar as ações de Marketing.
Essas conplicações fazem parte do dia-a-dia de muitos profissionais que trabalham com Marketing e, para ganhar flexibilidade e agilidade nesse processo, nós optamos por utilizar o Google Tag Manager (GTM), uma ferramenta gratuita do Google, através da qual você coloca apenas um código no site e, a partir daí, instala diversos serviços sem precisar mais mexer no código.
Ao centralizar toda a gestão de códigos no GTM, o time de Marketing ganha autonomia para trabalhar, o que melhora a produtividade e reduz custos com TI. Além disso, se você já usa um grande número de tags no seu site, ao trocá-las pela tag única do GTM, a performance do site também irá melhorar.
COMO INSTALAR O GTM
Os processos para criar e instalar o GTM são bem explicados na própria ferramenta. Para começar, acesse o site da ferramenta, faça login com sua conta do Google. Pode ser a mesma que você usa para o Google Analytics.
Logo depois de logar a ferramenta vai pedir para que você crie uma conta no GTM, a forma de gestão das contas vai depender de você.
Coloque o nome da sua empresa, escolha o país.
No imagem acima mostra a tela que você deveria estar vendo.
O próximo passo é criar o primeiro contêiner. Um contêiner é onde será configurado e hospedado todos os outros códigos que estarão no seu Tag Manager.
Coloque um nome para identificá-lo (pode ser um nome ou o próprio domínio da empresa, se preferir), selecione Web, pois é onde ele será usado e crie.
Após aceitar os termos, você já irá se deparar com o código que deverá ser instalado em todas as páginas que você desejar:
Acontece que o Tag Manager tem seu próprio código.
Envie esse código a um desenvolvedor ou instale você mesmo, caso saiba . Essa será a única (possivelmente a última) vez que você precisará inserir o código no HTML.
É importante lembrar que os códigos fornecidos pelo Gerenciador de Tag, possuem lugares específicos.
Cole os códigos em todas as páginas do seu website.
Após a instalação, será necessário adicionar tags ao contêiner. Nós daremos alguns exemplos ao longo deste post.
Depois de adicionar essas tags, você deverá publicar o contêiner, para que ele passe a carregar no site as tags que você adicionou. Lembro que, a cada atualização de tags do contêiner, será necessário republicá-lo para que haja efeito.
Para adicionar as tags ao contêiner, clique no quadro verde à direita ou no menu à esquerda:
O próprio GTM já irá sugerir algumas tags, mas você poderá adicionar outras conforme sua necessidade indo em “Tag HTML personalizada”. Não se esqueça de dar um nome à tag.
FUNCIONALIDADES GERAIS DO GOOGLE TAG MANAGER
- A visão geral, em que você consegue realizar um rápido acompanhamento ou visualização geral, também fornece fácil acesso a funções fixas;
- As tags, que no caso refere-se à todas as implementações de código ativas que você efetuou nesta propriedade que está acessando;
- Os acionadores, que basicamente gatilhos que disparam certas funcionalidades do Google Tag Manager;
- As variáveis, que assim como o nome já exemplifica, nada mais são do que variáveis que podem ser utilizadas para armazenar valores como URLs, cookies, códigos, entre outros…
- Funcionalidade pasta, sua utilidade é bastante intuitiva, serve para que você possa organizar tags, acionadores ou variáveis.
Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver