Conheça os erros que fazem várias lojas virtuais caírem miseravelmente, por mais que e-commerce no brasil está crescendo, muitas lojas fecham no 1º trimestre de atividades, manter uma loja virtual não é fácil, pode ser tão difícil quanto a loja física, cadastrar produtos, planejar de promoções, Impulsionar seus produtos e serviços no Facebook e o AdWords, etc…
Neste posts você vai ler, ver, sentir a dificuldade que é sobreviver no mundo digital, se você é dono de um e-commerce ativo ou pensa em criar um eu indico este post para você.
O Primeiro trimestre para um e-commerce é fundamental pois vai ser ele que vai decidir se sua loja virtual vai sobreviver
ou vai falir miseravelmente!
1º erro é achar que pode bater de frente com grandes nomes do e-commerce
Muitos acham que tendo um e-commerce bem estruturado é o suficiente para competir com os grande mestres em vendas online.
Diferente dos grandes que tem uma estrutura colossal que tem um poder de investimento gigante e a experiência os PME nem devem pensar em bater de frente com eles, pelo menos ainda não!
O que se deve ser feito é aprender com eles como por exemplo: analisar a estratégia de Marketing Digital que eles usam, a estrutura do site, etc…
Não copiar o que eles fazem! é para analisar e aprender, deixe essa parte de estratégias de marketing com profissionais. Que vamos falar agora no próximo item.
2º erro não ter uma estratégia de Marketing Digital
Como eu já vinha falado esta parte é melhor deixar com profissionais, pois uma estratégia mal feita vai fazer você perder tempo, dinheiro, sem gerar resultados, imagino que você não queira isso! To certo?
Aqui vão algumas estratégias mais conhecidas.
- Impulsionar seu site com o Google AdWords com um pouco de investimento sua loja vai ganhar muito tráfego por um período de tempo se usado corretamente pode ser usado para subir na busca orgânica.
- Remarketing, é uma estratégia para conquistar aquele usuário que entrou na sua loja virtual mas por algum motivo não comprou.
Essa técnica é utilizada principalmente em lojas virtuais, ou sites que querem aumentar sua captação de clientes, conversões, engajamentos com seus clientes, fortalecimentos da marca e diminuir seu custo por clique.
Lembrando que uma conversão significa uma ação que você definiu e quer que seu visitante faça em seu site ou loja virtual. (Objetivo)
- SEO (Search Engine Optimization) é o um conjunto de medidas desde o planejamento a execução para otimizar um site, a partir de palavras-chaves especificadas, para deixá-lo em melhores posições e amigável para os sites de buscas como o Google.
Obs: As estratégias apresentadas não são simples devem ser executadas por profissionais para melhor desempenho.
3º erro é Achar que as vendas virão automaticamente
Todo iniciante no mundo digital acha que as vendas surgem automaticamente logo após criar a loja virtual mas isso é ridículo! Chega até ser engraçado, já pensou criar uma loja virtual a deixá la vendendo enquanto você cochila no sofá!
Quem já está posicionado no mundo digital sabe que não funciona bem assim, quando se fala de vendas aí fica difícil, criar headlines, copywriter, catalogar produtos e serviços, planejar promoções, investir em marketing, etc…
Dá muito trabalho mas a recompensa chega quando se tem uma loja virtual bem estruturada, ativa, e com uma estratégia de marketing boa não precisa se preocupar que o resultado virá em dobro!
4º erro Navegabilidade Ruim
Este erro é um dos piores, uma navegabilidade ruim vai deixar o ambiente da sua loja virtual muito! estressante, você já entrou em um site que não acha nada ou é muito “travado” quer dizer muita burocracia desnecessária!
Uma loja virtual deve ser o oposto disso, visualmente leve com apenas a burocracia necessária é o ideal, pois deixa o interessado relaxado para vender não é preciso carregar a página com vários botões de venda! e sim um headline, uma copywriter bom fora um produto ou serviço de qualidade.
5º erro é Poucas Opções de Pagamento
Este é um erro inadmissível em lojas virtuais, você deve ter todas as formas de pagamento e aceitar diferentes tipos de cartões, se não vai estar perdendo venda por não ter a mesma forma de pagamento do seu cliente. E isso é um erro que não pode ser tolerado!
Se você leu até aqui Obrigado! significa que você procura aprimorar-se e isso é fantástico! parabéns!
Escrito por: Alisson Julio Silveira
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