Chatbot no Marketing digital: Como automatizar tarefas.

Chatbot no Marketing digital: Como automatizar tarefas.

Chatbot no Marketing digital: Como automatizar tarefas.

 

Em primeiro lugar, vamos entender a palavra “Chatbot”. “Bot” vem de “robot”, que, em inglês, significa “robô” e "chat" significa conversar. Ou seja, é um software programado para interagir com usuários reais.

Esse programa funciona a partir de um fluxo estruturado, programado para entender as mensagens do usuário e resolver as diversas solicitações.

Por exemplo, quando o usuário envia uma mensagem, o software busca as soluções de forma simples e rápida. Existem também os Chatbots com inteligência artificial, que aprendem as variações com o tempo e se desenvolvem com as interações.

 

 

Qual seu grande objetivo?

 

Basicamente, serve para automatizar tarefas e processos burocráticos e repetitivos do suporte. Para evitar milhares de perguntas com a mesma afinidade, e consequentemente melhorando o SAC. Chatbot também é usado para a comunicação interna das empresas.

 

Chabot no Marketing Digital?

 

Essa ferramenta é uma das melhores soluções para o marketing digital. Porque conecta sua empresa ao usuário final e aumenta sua porcentagem de venda, juntamente com a qualidade do atendimento.

Mas antes disso, vamos deixar claro que não é viável colocar ChatBot em qualquer website. O gestor vai precisar estar analisando a proposta do seu website para começar a pensar em implementar essa ferramenta.

Por exemplo, um e-commerce é interessantíssimo implantar essa ferramenta. Porque na maioria das vezes vai surgir alguma duvida sobre o produto ou serviço ofertado, e o usuário vai querer saber como funciona a compra, troca, devolução do produto ou outras circunstancias.

 

Qual momento certo de investir no ChatBot?

 

Quando o volume da empresa é alto e começa a perder qualidade no atendimento e frustrando o usuário.

Principalmente quando a empresa quer desafogar o atendimento e contrata o ChatBot para estar respondendo perguntas superficiais. Focando a equipe do marketing em assuntos mais específicos e estratégicos.

 

Principais Vantagens?

 

  • Atendimento 24h: Uma das melhores vantagens é o fato de ter um assistente virtual 24h, ou seja, vai eliminar o tempo de espera do cliente em qualquer horário.

 

  • Múltiplos Canais de Atendimento: O gestor pode criar vários canais, podendo integrar no Website, WhatsApp e Messenger.

 

  • Custo Beneficio: Usar o chatbot diminui a possibilidade de acionar atendentes humanos para atender demandas básicas.

 

Vai resolver todos meus problemas de atendimento?

 

Como citado anteriormente, o gestor tem que pensar e analisar o que ele está precisando naquele momento. Afinal, o chatbot é uma ferramenta e depende da configuração certa para funcionar corretamente, porque pode aparecer problemas de interação, alguns vocabulários indesejáveis e o chatbot  não vai saber resolver.

Para concluir, os chatbots, vão trazer economia e ampliar o valor da sua marca. Não é complicado trabalhar com esse software, uma vez que, hoje em dia, há diversas ferramentas gratuitas ou pagas que possibilitam que a sua empresa os utilize sem precisar ter experiência de programação.

 

 

 

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Escrito por: Tiago de Lima Schermack

Desenvolvedor Web – Studio Silver

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