O que é Copywriter e como usar no Marketing
Um Copywriter é um criador de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, em sites, emails, catálogos, anúncios e cartas de vendas por exemplo, é um Profissional responsável pelo desenvolvimento e envolvimento de um Texto.
Um bom Copywriter tem a função de convencer seu cliente através do Texto, no Marketing ele precisa convencer seu Público alvo a comprar aquele produto ou a adquirir aquele serviço, convencendo de que ele precisa daquele produto ou serviço, a diferença entre um Designer Gráfico e um Copywriter é que, o Designer faz uma arte chamando a atenção pela Imagem, já o Copywriter, chama a atenção pelo texto, por palavras chaves, prendendo a sua atenção, é um trabalho um tanto quanto difícil, porém extremamente eficaz, pois se a pessoa ou cliente se prendeu ao seu texto tem uma Porcentagem muito alta de adquirir aquilo que seja.
O que não usar em texto Copywriting
Para um bom texto, você precisa se aprofundar no assunto em que deseja escrever, um exemplo se o conteúdo que você for escrever seja Empresas, você precisa entender oque é uma Empresa, para que você chame a atenção desse público alvo, e dentro do significado dessa palavra, existe várias palavras chaves, para que isso se torne fácil, por exemplo:
-Faturar
-Falir
-Crescer
-Desenvolver
Esses são alguns exemplos que prendem a atenção de donos de Empresas, por eles sempre querem, Faturar, Crescer e Desenvolver, jamais querem Falir, então eles buscam por essas palavras chaves, é extremamente fácil prender eles com essas palavras e por isso quando for fazer um conteúdo, entenda do que ela se trata e de um passo a frente do que eles esperam.
Boas Práticas usadas no Copywriting
Sem sobra de duvidas a melhor prática e medida e ser tomada em textos de Copywriting é o Psicológico, pois nele está todas as nossas vontades, desejos entre outras milhões de sensações, e é totalmente com ele que você pode trabalhar, por exemplo com:
Reciprocidade: Esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso “gentileza gera gentileza”.
Aprovação Social: A principal aprovação social conclui que somos totalmente influenciados em nossas decisões, quanto mais as pessoas optam por algo, mais as outras tende-se a tomar a mesma atitude.
Afeição/Afinidade: É o princípio psicológico que afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.
Autoridade: Esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.
Compromisso e Coerência: Defende que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de modo coerente com a missão que foi assumida.
Escassez: É um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos em posição de perder algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e tenta evitar essa sensação.
Percebeu como somos totalmente influenciados pelo nosso cérebro, isso é totalmente normal, então por que não, usar isso a nosso favor.
Dicas para um bom Texto
1 – Conheça seu Público
Entenda muito bem sobre o assunto que você irá escrever, não importa qual seja, entenda e se aperfeiçoe sobre ele, nesse texto ele precisa, tirar todas as dúvidas e fazer com que o leitor dele queira adquirir, aquele produto ou serviço.
2 – Prove o que você está dizendo
Para toda pessoa sentir firmeza na hora de uma decisão é essencial, pois nessa firmeza você faz com que ela não tenha medo de tomar essa decisão, faça ela entender que ele precisa disso, e sempre mostre firmeza em suas linhas ou palavras.
3 – Ofereça algo Limitado
Quando você oferece algo Limitado, a pessoa ou cliente que está lendo, se sente importante por ter essa oportunidade de estar lendo seu texto ou conteúdo, pois em nossas mentes, é algo fundamental e psicologicamente gostamos de se sentir importantes diante desta situação.
4 – Faça seu cliente concordar com o que você está dizendo
Por exemplo, mostre a ele que ele precisa desse Serviço, falando todas as oportunidades, todas as metas, exatamente mostre a ele que é tudo que ele precisa e tudo que ele sempre sonhou.
5 – Conte Histórias
Mostre relatos de outras pessoas que já passaram pelo seu texto e diga como eles estão agora depois de ter adquirido essa oportunidade única por que aliás esse texto é Limitado apenas pessoas importantes.
Bom um Copywriter tem essa enorme tarefa de prender seus clientes ou pessoas ao texto, é um trabalho difícil e exige muita dedicação, mas quando bem feito, ele mostra GRANDES resultados.
Escrito por: Décio Eluan Padilha
Designer Gráfico – Studio Silver