Hospedar um site no ar não é uma tarefa fácil quanto parece, por isso é necessário contar com um bom serviço de hospedagens de sites, para que sua página seja sempre encontrada e esteja acessível aos usuários, de modo seguro.
A maioria dos mecanismos de busca não posicionam na primeira página os sites lentos. Portanto, ao investir no desenvolvimento do seu site, contrate um bom serviço de hospedagem para que o SEO do seu site não seja prejudicado, garantindo assim o sucesso da sua página.
Como funciona a hospedagem de sites?
Quando você contrata uma hospedagem, na prática está alugando um espaço destinado a guardar todas as informações contidas em seu site, como arquivos HTML e CSS, imagens e todos os outros componentes que fazem parte das suas páginas.
A empresa contratada assume a responsabilidade de manter seus arquivos online, disponíveis e seguros. Assim, sempre que alguém acessá-lo, o serviço de hospedagem vai entregar o que o usuário precisa de forma rápida e precisa.
Conheça os tipos de hospedagem:
Hospedagem Compartilhada: Como o próprio nome já diz, a hospedagem compartilhada é quando os serviços são divididos entre outros sites, ou seja, seu site estará compartilhando espaço com outros em um servidor. Geralmente é a opção mais barata que você pode encontrar ao obter seu próprio domínio.
Hospedagem Dedicada: Esse tipo é ideal para quem deseja um espaço exclusivo de hospedagem, você não precisa se preocupar com os sites de outras pessoas os quais possam estar sobrecarregando seus recursos.
Hospedagem Colocation: Esse tipo de hospedagem é bem específica, pois o servidor é colocado dentro de um datacenter. O centro de colocation fornecerá a energia, a conexão com a internet, o seu endereço IP e os sistemas de resfriamento requeridos pelo seu servidor.
Cloud (Nuvem): A hospedagem na nuvem ou in cloud é feita por meio de servidores online, é uma boa opção para quem busca manutenção simples e custo de trabalho reduzido.
VPS (Servidor Virtual Privado): É uma opção com bastante equilíbrio em todos os sentidos, incluindo o custo. Você compartilha o seu espaço com outros usuários no mesmo servidor, mas a forma como isso é realizado é totalmente diferente da hospedagem compartilhada, porque é aproveitado melhor o gerenciamento de espaço e de memória RAM.
Diferença entre Domínio e Hospedagem:
O domínio é o nome do site na internet, ou seja, ele é a tradução do IP do servidor em que a página encontra-se hospedada para um endereço escrito de fácil memorização. Geralmente, os domínios são formados pelo nomedosite + .com.br ou .com, mas existem diversas extensões diferentes, como: .net, .adv, .tv, etc.
Como explicado anteriormente, a hospedagem é um espaço virtual onde são armazenados os conteúdos multimídias, arquivos CSS, scripts e o código HTML.
Não há nenhuma maneira de criar um site na internet sem um domínio e uma hospedagem, eles trabalham juntos para que os usuários consigam acessar o seu site. De forma abstrata, a hospedagem é como se fosse a sua casa, e o domínio o endereço dela, permitindo que qualquer pessoa possa encontrá-la.
Como escolher a melhor hospedagem?
Agora que você conhece um pouco mais sobre hospedagem de sites, confira o que você deve ter em mente na hora de escolher o serviço ideal:
1 – Conheça o tipo de site que você deseja hospedar
É o primeiro passo para você escolher sua hospedagem ideal, para cada segmento, existe um serviço específico. Se a ideia é criar uma loja virtual, procure priorizar a busca por o melhor tempo de atividade e o tempo de carregamento, são dois dos fatores mais importantes na escolha de um host da web.
2 – Pesquise o tráfego que poderá receber
Faça uma pesquisa sobre um possível tráfego médio que a sua página poderá receber. Porque cada tipo de hospedagem tem uma capacidade de desempenho diferente, garanta uma boa estabilidade e segurança na sua página.
3 – Priorize o serviço que ofereça suporte
O serviço que você contratar vai assumir a responsabilidade de manter sua página online e funcionando corretamente. Por conta disso, é de extrema importância que você possa contar com o suporte e canais de atendimento caso seja necessário.
4 – Contrate o melhor custo-benefício
Antes de contratar uma hospedagem, avalie o custo que você terá para manter a sua página online. Manter um site no ar envolve investimentos, portanto, entenda quanto você pode gastar com isso.
Quais são as hospedagens recomendadas?
Os fatores mais importantes a considerar são: estabilidade, qualidade, recursos e preço.
- Hostinger
- Hostgator
- Locaweb
- KingHost
- GoDaddy
- Weblink
Quer ler mais artigos como esse? Acesse esse Link
Escrito por: Tiago de Lima Schermack
Desenvolvedor Web – Studio Silver