Vamos começar uma disputa de dois grandes no ramos de e-commerce, se você acompanha nosso blog já está mais familiarizado com diversos assuntos relacionado à loja virtuais, então com este post vamos ampliar e mostrar na prática qual é as diferenças de uma Loja Virtual e de um Marketplace, a fim de orientar você que não sabe qual é a melhor opção para seu negócio.
Temos um post que muito interessante que pode ajudar você a decidir entre Uma Loja Virtual vs. Loja Física
Vamos comentar sobre o que é um E-commerce para aqueles que não leem nossos post.
E-commerce é um modelo de comércio que está totalmente alocado na web, naturalmente podemos observar que: diferente de lojas físicas que são limitadas a atender apenas as regiões próximas, diferente de um e-commerce que não se limita a regiões próximas, possibilitando assim atender pessoas de todo país ou mundo.
Um erro muito comum é confundir um E-commerce com uma Loja Virtual, embora que uma loja virtual seja um e-commerce, um e-commerce não necessariamente é uma loja virtual. Afinal qual quer meio de venda na internet é considerado um e-commerce, um exemplo de comércio eletrônico que não é uma loja virtual são os Marketplaces.
» COMO FUNCIONA UM E-COMMERCE?
De maneira resumida um e-commerce funciona da seguinte forma: você expõe os produtos/serviços na internet, escolhe como será a forma de pagamento e a entrega (se for um produto) e pronto essa é a lógica de um e-commerce, Obs: de forma resumida e bruta, Claro que não é tão simples assim. Isso pode variar conforme de negócio para negócio e de estratégia de marketing digital.
O QUE É UM MARKETPLACE?
É um modelo de negócio que surgiu no Brasil em 2012, é um modelo de e-commerce que vem se destacando, pense neles como um shopping virtual, é uma plataforma que vende espaços para alocar seus produtos, não importa de qual aspecto ele seja, o principal beneficiado desse modelo acaba sendo o consumidor, visto que ele reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, assim facilitando a comparação de preços.
Agora que sabemos sobre o que é um marketplace vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens:
Vantagens de um marketplace
» Visibilidade
Sem dúvidas, a maior vantagem que um marketplace vai oferecer para você é a visibilidade, quanto maior a quantidade de visitas que possui, mais sólido será o público atingido. Isso faz com que você economize em investimento de divulgação.
» SEO
Search Engine Optimization, é muito mais fácil seu produto ganhar posicionamento de forma orgânica, quando está integrado à marketplaces, afinal de contas quando você está nos maiores shoppings centers virtuais, é fácil ganhar relevância para os
mecanismos de busca.
» Baixo Investimento
Se compararmos todos os processos de criar uma loja virtual, que vai desde registrar um domínio, contratar uma hospedagem, desenvolver a loja em si e gerenciá-la, com um marketplace que fornece a “vitrine”, pronta, tráfego, visitações e ferramentas de mídia.
Claro que o marketplace recebe uma comissão que fica em média de 20 a 25%.
Desvantagens de um Marketplace
» Dependência
Para as empresas, principalmente as pequenas, podem se tornar dependentes do modelo desse modelo e negócio, principalmente quando falamos de empresas que dependem exclusivamente desse canal de vendas.
Isso pode significar o fim de seu negócio, outro ponto relacionado a dependência de marketplace é o aumento de taxas, comissões, afinal você não tem controle sobre isso, ou seja se adapta a plataforma e suas regras, que sempre estão atualizando…
» Concorrência
O tráfego que o marketplace traz para seu nicho gera um problema, a concorrência, estamos falando de um “shopping virtual” que agrega lojistas, que vendem seus produtos naquele espaço, e você não será o único. Seus produtos serão apresentados em categorias em que outros vendedores também estarão presentes.
Já imaginou ter diversos concorrentes com o mesmo produto com um preço diferente, todos apresentados na mesma categoria, página. Isso é intensifica a concorrência fazendo com que fique ainda mais acirrado.
Além disso, se você vende produtos com uma margem de lucro muito apertada, é bom ficar atento. A comissão cobrada pelo marketplace não pode representar um índice que coloque em risco a competitividade do seu faturamento.
Essa na minha provavelmente é a pior desvantagem que o marketplace pode trazer para seu negócio.
Principais Vantagens de uma Loja Virtual
» Mais Profissionalismo e Segurança
Comprar pela internet não inspira mais tanta desconfiança quanto no passado. As Lojas Virtuaisconquistaram o consumidor e tem um espaço no mercado muito bem consolidado, mérito de lojas virtuais bem estruturadas.
Pouco importa o porte do negócio – quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura, o que nem sempre acontece em uma transação via rede social.
» Facilidade de otimização
Com uma mensuração eficiente é fácil saber o que deve ser mudado e, efetivamente, mudar. E otimizar uma loja virtual é mais fácil que otimizar uma loja física, pois isso não requer a quebra de paredes.
Temos um post que trata em mais detalhes esse assunto: Principais Métricas para Loja Virtual
Desvantagens
» Arcar com custos totais
Criar um loja virtual não é diferente de criar um site comum, tirando o fato de várias funcionalidades serem desenvolvidas, mas no geral é bem semelhante.
Para criar um site existem 4 passos:
1* Registros de domínio
3* Escolher um bom CMS para criar seu site
4* Gerenciá-lo
Temos um post que trata cada um deles. Clique aqui para ver…
Se você leu até aqui obrigado, espero que este post tenha sido útil.
Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver