Um site institucional nada mais é um tipo de website desenvolvido para divulgar sua empresa assim como seus produtos e serviços, pode ser uma página estática ou dinâmica. Muitos empresários acreditam que não é necessário criar um site institucional, visto que as redes sociais abrigam muitos usuários. Assim eles acreditam que a melhor opção é focar lá.
Não a dúvidas que as redes sociais são uma ótima opção para branding de sua marca, mas se você procura vender seus serviços, ou produtos, então você precisa de um site institucional ou uma loja virtual.
Um site mantém um canal de contato duradouro com seus clientes e futuros clientes, com um site institucional é possível trazer pessoas interessadas em seu produto ou serviço, com uma
boa estratégias de marketing digital, como usar as redes sociais para trazer leads, ou dar início a campanhas de Google ADS.
Como criar um site institucional, não abordaremos os processos padrões de desenvolvimento de um site, para isso temos um post que vai lhe ajudar.
PARA CRIAR UM SITE INSTITUCIONAL PROFISSIONAL:
Sites institucionais são estruturados conforme a disponibilização de conteúdo, não esqueça que ele serve para fortalecimento da marca, porém ele pode sim gerar contratos, caso você tenha interesse de criar uma página de serviços, que é vinculado um formulário onde o prospect deixa suas informações, nome, fone, e-mail, entre outros. Sim possibilitando o contato com o mesmo.
As páginas de serviços deve ser informativas, apresentar informações de forma clara e objetiva.
Assim como existem pessoas que preferem informações rápidas e diretas, há aquelas que preferem conhecer melhor seus produtos e serviços.
Naturalmente para criar um site é necessário uma estratégia de marketing para que seu site consiga concluir seu objetivo seja gerar lead, vender, divulgar a marca, etc…
Essas estratégias variam para diferentes objetivos, uma estratégia que vem ganhando espaço nos últimos anos, é a de marketing de conteúdo, uma estratégia de longo prazo que consiste em mesclar dois tipos de site, institucional e um blog, tal estratégia faz com que você suba de forma orgânica no ranking de busca de mecanismos de busca.
É necessário dedicação e algumas técnicas de SEO para que a estratégia funcione.
Um layout moderno, leve e bem otimizado faz a diferença em um site.
De fato não existem fórmulas para criar um site de sucesso.
O que existe é técnicas e características comuns em todos que nos dão um caminho.
O QUE TODO SITE INSTITUCIONAL TEM:
Home:
É a página principal, nela de ser apresentada informações importantes sobre seus produtos ou serviços, um linguagem simples e objetiva.
Pense em deixar a navegabilidade de seu site boa e em linkar sua home com outras páginas ao mesmo tempo.
Página dos Produtos ou Serviços:
É na página de vendas que você vende seus produtos e serviços.
Mas claro que você vai mostrar um pequeno resumo de seus produtos e serviços na home page.
Quem somos:
E na página quem somos que o visitantes irão conhecer um pouco mais sobre sua empresa, o ideal é que nesta página contenha, informações institucionais sobre sua empresa,
Contato:
É natural vermos um formulário de contato isso é muito importante pois assim conseguimos fazer com que o nosso cliente poderá receber informações e iniciar uma estratégia de e-mail marketing.
Pesquisa:
A pesquisa é fundamental em seu site assim seu futuro cliente terá uma navegabilidade maior assim poderá encontrar o que deseja de forma mais rápida em em uma era do imediatismo que vivemos hoje em dia é fundamental.
OPCIONAIS:
Aqui você deve mostrar alguns casos de sucesso claro que deve ser fornecidos pelos seus clientes. Isso traz autoridade para sua empresa.
Integração com Redes Social:
As redes sociais podem ser uma ótima forma de manter o relacionamento do seu site com o seu cliente, manter ele informado de promoções, um novo post , produtos novos e etc.
Blog:
Um blog é algo muito interessante de colocar em um site pois assim você tem um maior engajamento com seus visitantes, pode ser usado para tirar dúvidas, manter clientes em seu site mais.
Claro que seu blog deve ser alimentado regularmente de posts.
3 MOTIVOS PARA TER UM SITE INSTITUCIONAIS
1* UM SITE INSTITUCIONAL PASSA CREDIBILIDADE PARA SUA EMPRESA
Mostre para os concorrentes que você está pronto para ampliar seus horizontes, criar um site é uma ótima forma de fazer isso.
Negócios que não possuem uma identidade virtual, são vistos como ultrapassados, que não possuem tecnologia para atender seus clientes.
Quando um usuário procura pelo site de determinada empresa, entre outras coisas, deseja saber como ela interage com as novidades do mundo digital, e acessar mais informações que auxiliam o usuário no momento da decisão de qual empresa contratar.
2* MAIOR VISIBILIDADE
Com um site você consegue marcar presença online assim você consegue desenvolver uma estratégia de marketing que vão trazer resultados fantásticos, e atraindo potenciais clientes, maior interação com o cliente e possibilitando mais conversões.
Eu nem preciso dizer que um site vai romper a barreira de localização geográfica, claro que depende de que tipo de produto ou serviços você vende, já pensou vender para qualquer lugar do país ou mundo, não ficar restrito a aqueles clientes de seu bairro ou cidade.
3* NOVOS CLIENTES
Com um site e uma estratégia de marketing bem estruturados você vai atrair novos clientes, existem várias estratégias de marketing, técnicas e ações usadas para trazer mais resultados, é possível contar com ajuda de agências web que são profissionais especializados no mundo digital, estes profissionais atuam desde gestão de fan page a criação e desenvolvimento de sites.
Uma boa estratégia de Marketing somada aos objetivos de sua empresa e ao público que pretende alcançar resultam e grandes resultados para sua empresa.
CONCLUINDO
Na era do imediatismo que vivemos hoje em dia, negócios com um sistema prático, de fácil acesso e confiável, estam na frente dos concorrentes. Vai ficar para trás?
Isso é base para criar um site institucional profissional.
Espero de este post tenha lhe ajudado! Até a próxima…
Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver