Conheça 5 elementos que não podem faltar em seu plano de marketing.
Dar início a um negócio e utilizar todo o potencial da internet a favor da sua empresa parece ser fácil.
Mas aí vem muitas dúvidas, e a muitos acabam desistindo por não saber por onde começar.
Já outros acabam fracassando por não terem um plano de marketing digital.
Por isso que é fundamental investir um certo tempo para tratar deste assunto.
Neste post vamos te ajudar, dando um norte nos 5 itens que precisam está bem alinhados em seu planejamento de marketing digital.
Pronto para começar?
A pesquisa
É aqui que começa o seu planejamento de marketing, pois é a pesquisa que irá apontar os caminhos para a sua comunicação.
Nesse momento é que você irá utilizar as informações sobre as metas do seu negócio , caso ainda você não tenha definido claramente suas metas ou não sabe como definir, sugerimos que você veja este post, pois já abordamos este assunto.
Também na pesquisa é preciso saber o cenário que sua empresa atua, colhendo informações a respeito de como as pessoas enxergam sua empresa, produto ou serviço na internet.
Você precisará descobrir informações a respeito da concorrência e qual o espaço dela na internet, sabendo o que elas fazem na rede, descobrindo oportunidades,além de evitar que o conteúdo não vai ser igual para o seu público-alvo.
É na pesquisa que será preciso descobrir e identificar o seu público, criando uma persona ou avatar.
Avatar ou persona, nada mais é que a representação do seu cliente ideal.
Desta forma será possível personalizar a linguagem que melhor se adéqua ao universo dessas pessoas.
O plano de ação
Após ter feito a pesquisa, e hora de colocar em prática o plano de ação.
Nesta etapa que será definido o tipo de conteúdo, a mensagem e todo o material de marketing que será levado ao público-alvo.
Também é no plano de ação que precisa ser definido quais canais ou ferramentas serão utilizadas para que seu conteúdo* chegue até o seu público.
As ferramentas de marketing
Um aspecto interessante que é importante ser destacado, é que cada ferramenta tem sua especialidade na entrega do conteúdo* e também no alcance do público-alvo.
Por isso que um dos pontos fundamentais é a escolha das ferramentas de marketing certas com base plano de ação que foi definido anteriormente.
Exemplo de algumas ferramentas e canais de marketing:
Ferramentas de links patrocinados:
Google AdWords
Facebook / Instagram ADS
Linkedin ADS
Bing ADS
Redes sociais e outros canais:
Facebook
Youtube
Instagram
Linkedin
Twitter
Pinterest
Blogs
Ferramentas de estrutura:
Website
Blog
Landing Page
Squeeze Page
E-commerce
O entendimento das características das ferramentas é fundamental para o sucesso das campanhas de marketing digital.
O cronograma
A etapa da preparação do cronograma do planejamento do marketing digital, é de extrema importância.
Com ele será possível fazer o controle das ações, frequência de atualizações e os pontos de análises (checkpoints) e seus devidos ajustes.
No cronograma também é possível fazer os controle dos recursos e do orçamento utilizados em sua campanha de marketing digital.
Nós aqui do Studio Silver – Agência de marketing utilizamos o um planilha feita por nós mesmo no Google Docs.
Mas se você quer uma ferramenta mais moderna para melhorar o processo, recomendamos que utilize o Microsoft Project .
O monitoramento
Com os dados da pesquisa, com plano de ação, as ferramentas de marketing corretas e seguindo o cronograma para acompanhar as ações.
É preciso também monitorar os resultados.
Alguns itens básicos que você precisa monitora:
- Número de visitas no site;
- Páginas mais acessadas;
- Origem da cada visita;
- Compra, aquisição do produto ou serviço;
- Taxa de cadastro realizado (Caso esteja em uma estratégia de coleta de leads);
- Entre outras informações.
A ferramenta que irá auxiliar nesta tarefa é o serviço gratuito do Google, o Google Analytics conhecido também como GA.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a dar um norte a como fazer planejamento de marketing.
Fica aqui um forte abraço, e se você tem alguma dúvida sobre marketing digital deixe aí nos comentário que teremos o prazer em responder.
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