As redes sociais tornaram-se ótimas aliadas de diversas empresas na hora de vender ou divulgar seus produtos.
Geralmente, é por meio dessas mídias sociais que as pessoas descobrem novos produtos ou serviços e consequentemente pesquisam sobre a reputação do que está sendo anunciado, por meio da opinião de outros compradores. Na maioria dos casos, uma estratégia bastante utilizada para fortalecer o nome da marca é o engajamento do público-alvo.
Porém, conquistar a atenção dos internautas e motivá-los a interagir com suas publicações e conteúdos é bastante difícil. Afinal, há uma infinidade de empresas fazendo o mesmo que você: publicando o post e buscando diferenciar-se nas mídias.
Se você deseja saber como é possível aumentar o engajamento nas mídias sociais e obter resultados satisfatórios, acompanhe a leitura e fique por dentro de nossas sugestões!
O que é engajamento em redes sociais?
Podemos definir o engajamento como uma relação entre a sua marca e o usuário através das redes sociais.
Por exemplo, o Instagram: são as curtidas, comentários, compartilhamentos, respostas de stories, votação em enquetes.
Essa interação do usuário é extremamente fundamental para qualquer empresa ou marca que queira crescer neste meio.
Qual a importância das redes sociais para as empresas?
O avanço da tecnologia revolucionou o mercado ao disponibilizar diversas ferramentas que conseguem captar clientes e aumentar as vendas.
Atualmente, estar presente nas mídias sociais é a chave do sucesso para a maioria das empresas. É por meio delas que as empresas conseguem criar um relacionamento muito mais próximo com seus clientes, e ainda podem divulgar seus produtos e promoções de forma barata, em um ambiente de grande alcance.
Como conquistar engajamento nas redes sociais?
Agora que você já entende basicamente qual a importância das redes sociais para as empresas, você deve entender qual a forma correta de conseguir engajamento, já que é o requisito principal para uma divulgação de sucesso nas redes sociais.
1 – Conheça seu público
É fundamental definir o perfil do público-alvo que você deseja atingir para ter uma comunicação mais eficaz e eficiente.
Ao descobrir o universo do potencial cliente, a marca poderá usar elementos nos conteúdos e na linguagem que atendam aos seus interesses.
Sendo assim, as publicações se tornam úteis e relevantes para os usuários, aumentando o engajamento nas redes sociais.
2 – Produza um conteúdo relevante
Os usuários das redes sociais são expostos a inúmeras postagens a todo o momento no feed de navegação.
Por conta disso, desenvolva conteúdos que saciem as dúvidas, dores, questionamentos e agreguem informações sobre a mercadoria ou serviço em questão.
Desse modo, a sua empresa apresenta seus diferenciais, além de fidelizar os seguidores e aumentar o seu engajamento em sites de busca de maneira orgânica.
3 – Crie um bom design nas publicações
As redes sociais são espaços muito visíveis, é interessante usar imagens e materiais com uma boa qualidade e pensar em ações focadas em interação.
Por isso, invista em boas imagens visuais e mantenha um padrão de postagens para seus vídeos, gifs e fotos.
4 – Invista em Call-to-Action
O Call to Action ou chamada para ação serve para indicar e orientar o seguidor para a ação que a sua empresa deseja que ele faça, ou seja, ele estimula os usuários a fazer algo que trará um resultado positivo ao perfil.
Por exemplo, através de uma publicação sobre um novo produto ou serviço nas redes sociais, você pode utilizar a CTA para convidar o público a expressar a sua opinião sobre essa novidade.
Assim, um maior engajamento com os seguidores e outros usuários que estão presentes nas suas publicações é instigado.
5 – Publique com frequência
O engajamento das suas redes sociais depende do contato frequente com seu público, o mais importante é ter frequência nas postagens.
Tenha uma regularidade nas postagens, se organize, alimente suas redes diariamente. Sem um intervalo longo de tempo entre as postagens. Um conteúdo desatualizado não gera engajamento e o alcance da sua página cai se você não mantém a frequência.
Desse modo, os usuários se acostumam com sua presença online e com suas publicações diárias, com isso, você os fideliza.
A forma correta é dividir a quantidade de publicações para o mês. Considere alguns dias específicos para os posts saírem, em média de duas a três vezes por semana já dão um retorno significativo.
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Escrito por: Tiago de Lima Schermack
Desenvolvedor Web – Studio Silver