A Psicologia das Cores
Nos dias de hoje as cores, não são mais cores, elas são uma ferramenta de Marketing, estão em todo lugar, marca, design, enfim, em todo lugar.
Por onde você passa, você as enxerga, você as sente e quem sente principalmente é o seu Psicológico, pois ele é o responsável por absorver todas as informações de determinada logo ou marca. Entenda como funciona.
Nosso Psicológico quando observa algo as transforma as cores em sensações e a influência das cores pode ser observada na Publicidade, Marketing, Decorações de Casas, na moda, na maneira que gostaríamos de ser vistos, entre outras coisas.
Algumas das Cores:
PRETO: Nas emoções – Ele desperta, Poder, Mistério, Sofisticação, Prestigio, Atemporalidade e Morte.
Utilizado em – Marcas que transmitem, Elegância, Sofisticação e Poder.
BRANCO: Nas emoções – Ela desperta, Transparência, Pureza, Ingenuidade, Nobreza, Suavidade e Limpeza.
Utilizado em – Espaços pequenos para dar sensação de amplitude. É uma boa cor para expressar o nobre ou puro.
ROSA: Nas emoções – Ele desperta, Romance, Delicadeza, Inocência, Diversão e Feminilidade.
Utilizado em – Marcas para um publico Feminino, Romântico ou Delicado, é uma cor associada as Mulheres.
VERMELHO: Nas emoções – Dinamismo, Agressividade, Paixão, Energia e Perigo.
Utilizado em – Produtos Alimentícios, Marcas relacionadas a Automóveis.
AZUL: Nas emoções – Confiança, Profissionalismo, Sinceridade, Seriedade, Calma e Infinito.
Utilizado em – Bancos, Produtos Medicinais, Tecnológicos e Companhias Aéreas.
VERDE: Nas emoções – Crescimento, Renovação, Juventude, Natureza, Ética e Orgânico.
Utilizado em – Associada á Natureza, ao Dinheiro e ao bom. Ela expressa dinamismo e energia.
AMARELO: Nas emoções – Estimulo, Alegria, Positividade, Aconchego, Simpatia e Otimismo.
Utilizado em – Restaurantes para estimular o Apetite e Usado para causar dinamismo e alegria.
LARANJA: Nas emoções – Inovação, Modernidade, Juventude, Diversão, Vitalidade e Acessibilidade.
Utilizado em – Marcas que expressão diversão, dirigidas principalmente ao público juvenil.
PURPURA: Nas emoções – Luxo, Realeza, Sabedoria, Dignidade, Mistério e Espiritualidade.
Utilizada em – Marcas associadas a conteúdos de fantasia. Cor que expressa, muita criatividade, imaginação e ao crescimento.
Como você pode observar as cores remetem sempre ao lado dos sentimentos e então por que não usar isso ao nosso favor do Marketing, todo o mundo é expressado de alguma forma, cor ou até mesmo Design, e por trás de tudo isso existe alguma Psicologia que transforma ou inova o nosso mundo.
Escrito por: Décio Eluan Padilha
Designer Gráfico – Studio Silver