O que é SEO?

O que é SEO?

O que é SEO?

Os três pilares para colocar o seu site entre as primeiras posições nos resultados das buscas orgânicas do Google e outros buscadores.

 

Na atualidade uma das melhores forma de se conseguir tráfego qualificado para o seu site, é aparecer nas primeiras posições nos resultados dos mecanismos de busca na internet.

 

E para você conseguir boas posições no ranqueamento dos buscadores, o investimento em SEO (Search Engine Optimization) é crucial.

O que é SEO?


SEO (Search Engine Optimization) é o um conjunto de medidas desde o planejamento a execução para otimizar um site,  a partir de palavras-chaves especificadas, para deixá-lo em melhores posições e amigável para os sites de buscas como o Google.



Este otimização só é possível através de um conjunto de práticas e técnicas que vai desde a parte técnica do site, até a forma que você produz o conteúdo, baseando-se em palavras-chaves e outros itens que vamos abordar logo adiante.



Para você entender um pouquinho mais faça um teste agora digite no Google: “Qual é o tipo de web site é melhor para minha empresa?”, por exemplo.



Os resultados que irão aparecer são chamados de resultados orgânicos e a ordem com a que eles aparecem são definidos pelos critérios de SEO.



Quanto melhor a colocação do resultado, é sinal que o site está usando uma melhor estratégias de otimização.




Considere o SEO uma técnica dentro do Marketing Digital que você deve explorar para conseguir audiência para o seu site, de forma natural, ou seja organicamente.

 

Os três pilares de SEO

Entendam que quem falar que domina 100% das técnicas de SEO está falando bobagem, porque na verdade ninguém sabe com precisão como funcionam os algoritmos dos motores de buscas.

 

E por mais que saiba, esse algoritmos são atualizados frequentemente. E cada vez mais eles estão se tornando semânticos. E muitos inteligentes.

 


Por exemplo antigamente se você colocava várias palavras-chaves no seu site, embora elas não fizessem nenhum sentido no contexto da postagem.

 

O Google já indexava nos seus resultados, porém o visitante que entrava através deste resultados, não encontrava exatamente o que eles estava buscando. Essa era uma prática chamada de Black Hat.

Não demorou para o Google atualizar seu algoritmo. (Ainda bem).



Atualmente o algoritmo do Google é semântico, vou dar um breve exemplo:

Digamos que você escreve um artigo, notícia ou qualquer outro post sobre “Caminhões” e dentro do texto você fala sobre “Baú” o algoritmo inteligente do Google sabe que este “Baú” é de caminhão, e não aquele que você guarda suas coisas velhas em casa. Entendeu?

Isto é um pequeno exemplo sobre a semântica dos buscadores, e tem muito mais por traz disto.


Vamos voltar aos 3 pilares que consideramos fundamentais e aplicamos aqui na agência.

 

Estrutura técnica do site (1° Pilar)


Já falamos algumas vezes de como o seu site precisa ser bem desenvolvimento tecnicamente, por mais caro que você pague para desenvolver seu site, você irá sem dúvida tirar proveito disso em vários fatores.



Estrutura HTML
Se tratando do SEO a estrutura, do HTML (Código que o site é programado) precisa ser muito bem estruturado e seguir os protocolos de marcação, para que os buscadores entendem onde está o topo, menu, corpo, rodapé do site, e principalmente onde está a página mais relevante de acordo com a busca do usuário.

 

Desta forma quando houver uma busca, o Google irá encontrar os resultados mais facilmente e relevante em seu site.



URL amigável
Acreditem ainda existem muitos site que não possuem url amigável, e certamente estão perdendo muito tráfego vindo dos motores de busca.



Veja um exemplo de url amigável: http://studiosilver.com.br/servicos/google-adwords   Reparem que logo após .com.br/ já está claro o nome da página, ficando assim fácil do Google entender e exibir o seu site, quando o resultado for relevante para seu usuário.



Exemplo de url não amigavel http://umsitequalquer.com.br/p?=5151515 reparem que logo após o .com.br/ tem um código que nem você e nem Google pode prever o que há la dentro desta página.

 


Mobile e Velocidade do Site
Um dos itens muito valorizados na atualidade pelos os motores de busca na internet, e o fato do seu site está otimizado para ser navegado nas pequenas telas de SmartPhone.

 

E junto com essa navegação otimizada em pequenas telas vem a velocidade do site, que também é importante no site quando acessada de um Desktop.

 

Porém você há de concordar que normalmente a internet em desktop é bem mais rápida do que um 2G, 3G e 4G.

Então e por isso que o Google e outros buscadores se importam muito com a velocidade do site em mobile.

 

Um usuário de mobile, não espera mais de 6 segundos para carregar um site.(Segundo o próprio Google).



A velocidade de um site depende de 2 fatores:
Programação coesa, imagens, códigos html, css, js devidamente compactados.

Servidor de hospedagem dedicado, normalmente hospedagem compartilhada, tem recursos bem limitados quando a velocidade, convém sempre preferir por uma hospedagem dedicada.

Se você tem já tem esses 3 itens que citamos acima em seu site, parabéns você já tem uma estrutura que está otimizada para receber próximo item que vamos abordar.



Conteúdo do site (2° Pilar)


Você talvez esteja se perguntando, “Adianta eu tem uma boa estrutura de site e eu deixo a desejar no meu conteúdo?”.

A resposta é: Não adianta só ter o site bem estruturado, mobile, e veloz.

Como comentamos anteriormente neste post, que SEO é um conjunto de ações para melhorar o posicionamento do site nos buscadores.

Então você precisa trabalhar o conjunto, por isso que vamos listar alguns itens relacionado ao conteúdo do site, que fará com que seu site tenha melhores posições no Google.

 


Planejamento de palavras-chaves

Quando você vai, fazer algo na internet visão resultados você precisa planejar.

E se tratando do Marketing de Conteúdo, você precisará planejar as palavras-chaves que são interessante para o seu negócio.



Recomendo que você utilize a ferramenta do Google AdWords chamada Key Word Panner, que vai te ajudar a encontrar as palavras-chaves com maior relevância para o assunto que você vai abordar, seja um produto, serviço, um artigo, notícias e por aí vai.



A detalhe quando vai fazer um planejamento de palavras-chaves não esqueça de incluir as palavras-chaves negativas.

 

Bora, vamos para o exemplo: Suponhamos que você tem uma floricultura e recebe os seus pedidos online, seria interessante você negativar a palavra-chave como “flores de plástico”, pelo fato que você ter chances remotas de vender para esta pessoa.

 


Títulos, Description e Tags de Heading
Se você tem um site, e fez pelo menos uma postagem já tem uma noção do que estamos falando.

 

Quando vai escrever o seu conteúdo, você precisa respeitar essas 3 regras:

Escreva o título preferencialmente incluindo a palavra-chave, sim aquela que você planejou anteriormente e considera interessante para seu público e seu negócio.



Description (Descrição) é um resumo que a pessoa vai encontrar ao ler o seu conteúdo
que geralmente não pode passar de 200 caracteres.



Tags de Heading: Qualquer ferramenta de CMS tem seu editor de texto e você precisa usar adequadamente as Tags de Heading que são elas  H1, H2, H3, H4, H5 e H6.



Difícil de entender?
Veja um breve exemplo da fórmula aplicada:

Título: Como fazer um site ficar no topo do Google (Use a Tag H1)
Description: Conheça os elementos fundamentais para que você fique entre os 10 primeiros resultados.
Conteúdo: Aqui está o conteúdo e a reparem que os Subtítulos estão em fonte maiores e em negrito, isso são as Tags de Heading que estão sinalizando para o Google a importância de cada subtítulo.
Exemplo H1 é mais importante do H2, e H2 é mais importante que H3 e assim sucessivamente.  

Achou que os textos grandes no meio deste artigo é só pra bonito?

 

Agora que você conheceu um pouco do planejamento das palavras-chaves e sobre como deve estruturar o seu conteúdo é hora que colocar a mão na massa.



Produzir conteúdo relevante
Bem não tem como esquecer deste ponto, procure escrever o seu conteúdo com o máximo de relevância possível, e distribua entre 5% a 10% das palavras-chaves que você planejou dentro do seu conteúdo.



Seja único evite plágios pois o algoritmo do Google sabe quem postou por primeiro, então tudo o que vem depois é cópia, e você pode não bem ranqueado por isso.

 



Links internos (On page)
Sempre, adicione link internos em seu site, e externos dentro do seu conteúdo, isso é ótimo os motores de busca passam a entender melhor o seu site, e principalmente ver que você está preocupado a passar informação relevante para o seu visitante.

E ainda possibilitar uma dinamismo na navegação para o usuário.     

 


Links, Acessos e Social (3° Pilar)


Opa chegamos no 3 pilar do SEO, talvez você esteja um pouco cansado na leitura deste artigo, porém estamos sempre preocupado em trazer um conteúdo de qualidade e transformador para nossos leitores.



E agora vamos abordar um item importantíssimo no SEO que muitos não sabem, e não depende só de você.



Links Externo (Link building)
Quando vamos trabalhar o SEO no off-page, um dos elementos chaves é o Link building, que nada mais é, que outros sites fazerem links para o seu site, como uma especie de citação.

 

Portanto quanto mais sites tiverem links mencionando o seu site, o Google compreende que seu site é mais relevante. E melhora seu posicionamento.

 


Acessos
Normalmente um site que tem muitos acessos, tem melhor posicionamento nos buscadores, pelo simples fato de isso ser bem óbvio, quanto mais acessos, o buscador considera o seu conteúdo relevante então passará a ter um boa posição melhor.



Nós também acreditamos que os acessos no site disparam um lembrete para o algoritmo do buscador. Dizendo “Ei nosso site está funcionando, lembre-se de nós”. Mais isso é uma teoria nossa.

 



Social
Imagine que seu os acessos no seu site dependem somente das pessoas que digitam as palavras-chaves nos buscadores, pode demorar muito para você conseguir disseminar o seu conteúdo na internet.

Por isso que consideramos muito importante você facilitar a distribuição do seu conteúdo, nas redes sociais.


Adicionando botões de compartilhamentos para seu visitantes, e também lincar seu conteúdo nas redes sociais.

 

Isso é só básico do SEO


É verdade, os 3 pilares que um citei acima não passam do mínimo que você precisa, para o que consideramos um resultado satisfatório que é você ser ranqueado entre os 10 primeiros resultados nos buscadores.

Porém os investimentos em SEO vão te trazer resultados, com um excelente retorno do investimento.

E recomendamos que você comece a estruturar o seu site com as técnicas de SEO.

Caso você tenha dificuldade nesta tarefa, nós prestamos dois serviços voltados ao SEO marketing:

Consultoria e planejamento;

Adequação técnica em seu site.

 

Solicite uma análise de SEO grátis para o seu site. Ligue 47-3622-0071


Vamos ficando por aqui espero que este conteúdo tenha sido realmente transformador para você.


E deixe um ato nobre, de comentar, e compartilhar este artigo.




 

 




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