Loja virtual vs loja física, neste post vamos tratar de comentar sobre as diferenças de cada seguimento, vamos tratar de suas vantagens e desvantagens, como todo empreendimento tem seus riscos é perfeitamente normal que você procure por informações para tomar a melhor decisão.
Foi pensando nisso que este post foi publicado, claro que se você já possui uma loja física é extremamente recomendável que você amplie seus horizontes e crie uma loja virtual. Afinal de contas o comercio varejista virtual brasileiro vem crescendo em um ritmo astronômico, no ano passado o e-commerce obteve faturamento de R$59,9 bi e fechou com 203 milhões de pedidos e um tíquete médio de R$294, e em 2018 deve crescer 15% em relação a ano passado, em chegar a R$69 bi em faturamento. Segundo a (ABComm) Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Loja virtual – suas vantagens e desvantagens
DISPONIBILIDADE
Uma loja virtual está aberta 24 horas por dia todos os dias, sem nem um custo adicional. Já nos estabelecimentos físicos isso requeria um pagamento por horas extras a seus funcionários. Os horários da loja virtual é o cliente quem faz, muito diferente da loja física, que tem horários presos e não flexíveis.
BAIXO CUSTO OPERACIONAL
Se comparado a lojas físicas que é preciso o investimento inicial com: aluguel ou compra de imóvel, admissão de funcionários, móveis, decoração, limpeza, etc… o investimento inicial de uma loja virtual é de: de pequeno a médio porte a construção da sua loja virtual pode chegar a R$5000,00 mais custos de marketing a parte. (Obs: este é o custo inicial), criar uma loja virtual sai muito mais em conta do que criar uma loja física.
ALCANCE
A loja virtual permite um alcance muito amplo geograficamente falando, seja nacional quanto internacional, enquanto a loja física fica limitada a região.
CONFORTO
Maior comodidade e praticidade em comprar e receber o produto em seu lar, sem ter que enfrentar trânsito, filas nos estacionamentos e aquele vendedor chato! com estes benefícios os clientes e futuros clientes tem uma experiencia agradável e é isso que faz sua loja virtual atingir o sucesso.
FACILIDADE NAS PESQUISAS COMPARATIVAS
Não esqueça que pela facilidade de poder comparar, rapidamente, preços e produtos, em diversas lojas. Quanto mais informações de seu produto, melhor, quanto mais claro e objetivo mais chances você tem de vender. Sua loja virtual deve ter uma estratégia de marketing, mas isso não basta sua loja virtual em si deve ser muito bem otimizado e desenvolvida. Para isso temos agências para lhe ajudar com estes paços, pois o mercado digital todos os dias ingressa novos concorrentes.
Desvantagens
ATENDIMENTO HUMANO
Para muito isso é fundamental, muitas pessoas ainda tem muitas dúvidas e desconfianças ao comprar ela internet, e isso é algo normal suspeitar de lojas virtuais é algo natural e correto, quanto você for comprar algo em uma loja que nunca ouviu falar procure saber mais sobre ela leia os feedback. Já o atendimento cara a cara com o vendedor pode ser uma vantagem.
INSEGURANÇA
Quem não fica inseguro por ter pago um produto e não poder ter em mãos imediatamente? Ainda não saído de assunto do antigo tópico procure saber mais sobre a loja antes de informar seus dados pessoais ou bancários, como cartão de crédito, entre outros. Diferente de loja física que todas as duvidas são sanadas por vendedores.
NÃO TER A OPÇÃO DE EXPERIMENTAR
Não ter a opção de experimentar, tocar, sentir, provar ou conhecer o produto antes de realizar a compra é um ponto crucial, fica a duvida se é o certo ou errado, por este motivo é fundamental seus produtos terem um descrição bem completa. O fato de não poder experimentar pode atrapalhar e muito na hora de vender.
Conclusão
A cada dia mais pessoas migram para o mundo virtual, é mais do que recomendável que você também marque presença nesse mundo.
Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver