Como fazer um planejamento de marketing digital

Como fazer um planejamento de marketing digital

Como fazer um planejamento de marketing digital

Conheça 5 elementos que não podem faltar em seu plano de marketing.

 

Dar início a um negócio e utilizar todo o potencial da internet a favor da sua empresa parece ser fácil.


Mas aí vem muitas dúvidas, e a muitos acabam desistindo por não saber por onde começar.
Já outros acabam fracassando por não terem um plano de marketing digital.

 

Por isso que é fundamental investir um certo tempo para tratar deste assunto.


Neste post vamos te ajudar, dando um norte nos 5 itens que precisam está bem alinhados em seu planejamento de marketing digital.

 

Pronto para começar?

 

A pesquisa

É aqui que começa o seu planejamento de marketing, pois é a pesquisa que irá apontar os caminhos para a sua comunicação.


Nesse momento é que você irá utilizar as informações sobre as metas do seu negócio , caso ainda você não tenha definido claramente suas metas ou não sabe como definir, sugerimos que você veja este post, pois já abordamos este assunto.

 

Também na pesquisa é preciso saber o cenário que sua empresa atua, colhendo informações a respeito de como as pessoas enxergam sua empresa, produto ou serviço na internet. 


Você precisará descobrir informações a respeito da concorrência e qual o espaço dela na internet, sabendo o que elas fazem na rede, descobrindo oportunidades,além de evitar que o conteúdo não vai ser igual para o seu público-alvo.

 

É na pesquisa que será preciso descobrir e identificar o seu público, criando uma persona ou avatar.

Avatar ou persona, nada mais é que a representação do seu cliente ideal.

Desta forma será possível personalizar a linguagem que melhor se adéqua ao universo dessas pessoas.

 

 

 



O plano de ação

Após ter feito a pesquisa, e hora de colocar em prática o plano de ação.

 

Nesta etapa que será definido o tipo de conteúdo, a mensagem e todo o material de marketing que será levado ao público-alvo.


Também é no plano de ação que precisa ser definido quais canais ou ferramentas  serão utilizadas para que seu conteúdo* chegue até o seu público.

 

 

 

 

As ferramentas de marketing

Um aspecto interessante que é importante ser destacado, é que cada ferramenta tem sua especialidade na entrega do conteúdo* e também no alcance do público-alvo.

 

Por isso que um dos pontos fundamentais é a escolha das ferramentas de marketing certas com base plano de ação que foi definido anteriormente.

 

Exemplo de algumas ferramentas e canais de marketing:


Ferramentas de links patrocinados:
Google AdWords 
Facebook / Instagram ADS
Linkedin ADS
Bing ADS

 


Redes sociais e outros canais:
Facebook 
Youtube
Instagram
Linkedin
Twitter
Pinterest
Blogs

 

 

Ferramentas de estrutura:
Website 

Blog
Landing Page
Squeeze Page
E-commerce

 


O entendimento das características das ferramentas é fundamental para o sucesso das campanhas de marketing digital.

 

 

 

 

O cronograma

A etapa da preparação do cronograma do planejamento do marketing digital, é de extrema importância.

 

Com ele será possível fazer o controle das ações, frequência de atualizações e os pontos de análises (checkpoints) e seus devidos ajustes.


No cronograma também é possível fazer os controle dos recursos e do orçamento  utilizados em sua campanha de marketing digital.

 

Nós aqui do Studio Silver – Agência de marketing utilizamos o um planilha feita por nós mesmo no Google Docs.

 

Mas se você quer uma ferramenta mais moderna para melhorar o processo, recomendamos que utilize o Microsoft Project .

 

 

 

 

 

O monitoramento

Com os dados da pesquisa, com plano de ação, as ferramentas de marketing corretas e seguindo o cronograma para acompanhar as ações.
É preciso também monitorar os resultados.



Alguns itens básicos que você precisa monitora:

  • Número de visitas no site;

  • Páginas mais acessadas;

  • Origem da cada visita;

  • Compra, aquisição do produto ou serviço;
  • Taxa de cadastro realizado (Caso esteja em uma estratégia de coleta de leads);
  • Entre outras informações.

 

A ferramenta que irá auxiliar nesta tarefa é o serviço gratuito do Google, o Google Analytics  conhecido também como GA.

 

 

 

 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a dar um norte a como fazer  planejamento de marketing.

 

Fica aqui um forte abraço, e se você tem alguma dúvida sobre marketing digital deixe aí nos comentário que teremos o prazer em responder.

 


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