O Google Ads é uma ferramenta fantástica de marketing na internet para pessoas que querem divulgar seu produto ou marca anunciando na Rede de Pesquisa e/ou Rede de Display, e por que ela é fantástica?

 

Ela conta com métricas que auxiliam na gestão de uma campanha de anúncios, dando possibilidades de novas idéias, novos investimentos e principalmente, não tomar decisões precipitadas.

 

E o assunto de hoje é justamente sobre uma dessas métricas, mais precisamente o Índice de Qualidade, essa métrica é responsável por dizer a você uma estimativa de qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e o seu site.

 

O Índice de Qualidade é medido pela qualidade das palavras-chave e pela página onde o anúncio leva.

 

Essa métrica é uma das mais importantes, pois quanto maior seu Índice de Qualidade, melhor seu posicionamento de anúncio na rede de pesquisa e menor seu CPC (custo por clique), pois quem não quer mais resultados gastando menos, não é?

 

 

Ao contrário disso, se seu Índice de Qualidade for muito baixo, nem é selecionado para o leilão, onde essa ferramenta faz uma seleção para ver a posição de cada anúncio. E claro, um dos pontos relevantes para estar na primeira posição, é a qualidade do seu anúncio.

 

Mas qual a verdadeira importância dessa métrica? Basicamente serve para você saber se seu trabalho está bom ou ruim, pois ela é definida por 3 questões:

 

1º TAXA DE CLIQUES ESPERADA:

 

É uma base de estimativa para quantos cliques seu anúncio pode receber de acordo com as palavras-chave que você selecionou. Logo é comparado com os termos de pesquisa, com anúncios concorrentes e o histórico do anúncio, toda essa medição para saber se seu anúncio receberá cliques.

 

2º RELEVÂNCIA DO ANÚNCIO:

 

Aqui é uma medição básica, o Google verifica se seu anúncio está de acordo com o que o usuário está procurando, dando destaque às palavras-chave que se cruzam com os textos do seu anúncio.

 

3º EXPERIÊNCIA DO SEU SITE:

 

Esse tópico aborda o funcionamento do site da empresa, pois o que adianta você ter um ótimo anúncio e entrega tudo o que o usuário procura, mas na hora da ação a página demora a carregar, está faltando algo ou simplesmente não funciona? Por isso é um tema a ser cuidado e sempre manter uma ótima qualidade, assim seu Índice de Qualidade é elevado.

 

 

A importância de ter um entendimento melhor dessa métrica o ajudará a ter uma base de administração sobre suas vendas e resultados, e futuramente com mais experiência saber exatamente como criar um conteúdo, produto ou serviço na Internet que realmente será de valor para seus clientes.

 

Além de ganhar dinheiro gastando somente o necessário.

 

Escrito por: Lucas Marschalk

Analista de Google Ads Junior – Studio Silver

Deixe seu comentário!

Enviar Mensagem
1
Olá, como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?