Em dúvida sobre como aplicar SEO no site do seu negócio? Veja aqui as melhores estratégias para fazer suas páginas aparecerem nas pesquisas de clientes em potencial.
Você sabe o que é SEO?
O SEO corresponde a um poderoso conjunto de normas que tornam uma página web mais atrativa para os usuários e fazem com que ela ganhe destaque nas pesquisas online. Se você não utiliza essas regras no site do seu negócio, está perdendo a oportunidade de conquistar mais clientes e aumentar sua presença na internet.
A aplicação dessas técnicas não requer muito investimento e pode ser feito de maneira gratuita, mas é necessário ter conhecimento. Assim sendo, neste texto há uma apresentação dos principais tipos, práticas e ferramentas de SEO para que você saiba como começar a utilizá-lo. Então, mantenha a leitura!
Tipos de SEO
Existem vários tipos de SEO, cada um focado em diferentes aspectos e objetivos. Portanto, continue lendo e descubra abaixo como utilizá-los a favor do site do seu negócio.
On-page
O SEO on-page se refere ao principal método usado para fazer um site aparecer nos mecanismos de busca, como o Google. Ele envolve a aplicação de vários procedimentos, sendo que os de mais destaques são:
- Uso de palavras-chave
- Criação de títulos e meta descriptions envolventes com palavras-chave
- Inclusão de URLs Amigáveis
- Produção de conteúdo relevante para o usuário
- Organização de títulos com (H1, H2, H3 etc.)
- Inserção de links internos
- Otimização de imagens
Há outras estratégias, mas de forma geral o SEO on-page se concentra em fazer modificações internas. Ele serve para atrair visitantes que têm potencial de virar clientes por meio da publicação de conteúdo de alta qualidade.
Off-page
O SEO off-page consiste em ações que você realiza de maneira externa para direcionar tráfego para as páginas da sua empresa. Ele inclui atividades, como a criação de parcerias para que outros sites recomendem o seu portal e aumento da sua presença nas redes sociais. O objetivo dessas estratégias é fazer com que seu domínio ganhe autoridade.
Os buscadores entendem que sites que são muitos mencionados na internet costumam ser interessantes para os usuários. Por essa razão, suas postagens têm maior chance de aparecer nas primeiras posições. Isso consequentemente também aumenta o número de visualizações das suas publicações.
Técnico
O SEO técnico consiste num grupo de configurações que você aplica na estrutura interna do seu site e que o tornam mais amigável para os mecanismos de buscas. Entre outras coisas, ele abrange as seguintes estratégias:
- Inclusão de palavras-chave em elementos técnicos, como URLs e tags
- Melhoria na velocidade do carregamento de páginas
- Ajustamento do site para boa visualização em diferentes dispositivos
- Utilização de Sitemaps e Robots.txt
- Uso de certificados SSL e outras medidas de segurança
A utilização dessas técnicas evita que por conta de falhas técnicas suas páginas não sejam exibidas nos buscadores. Além disso, elas tornam melhor a experiência dos visitantes quando acessam suas publicações.
Local
O SEO local se resume a um conjunto de atividades de marketing voltadas para promover o site de uma empresa em uma determinada região. Ele inclui táticas, como criar um perfil em apps de localização, por exemplo, Google Meu Negócio. Também envolve a otimização de páginas com o nome do lugar onde um comércio funciona.
Esse tipo de estratégia é bastante usado para destacar um estabelecimento em relação à concorrência e atrair tráfego qualificado. Além do mais, com essas técnicas é possível construir uma forte presença forte online direcionada para uma comunidade com boas avaliações e reputação positiva.
Principais práticas de SEO
Algumas técnicas de SEO são essenciais para aumentar a visibilidade de qualquer site. Portanto, acompanhe nesta seção as principais estratégias para fazer seu portal aparecer nas pesquisas online.
Pesquise as palavras-chave
Escolher palavras-chave adequadas é a parte mais importante para aplicação de SEO em um site. Portanto, para não errar nessa seleção, pense em termos que o seu público-alvo usaria ao buscar informações.
Use ferramentas, como o Google Keyword Planner, SEMrush ou Ubersuggest para avaliar o volume de pesquisa e concorrência. Também prefira palavras de cauda longa no lugar de genéricas, por exemplo, em vez de “sapato”, opte por “sapatos esportivos para mulheres”.
Saiba criar os títulos dos seus conteúdos
Os títulos otimizados para SEO sempre incluem as palavras-chave e são curtos, contém entre 50 e 60 caracteres para serem exibidos totalmente. Além disso, possuem uma estrutura fácil de entender e costumam chamar a atenção do leitor.
As versões que vêm com listas e números normalmente atraem mais os usuários, por exemplo, “As 5 Tendências de Marketing Digital em 2023”. Então, leve esses detalhes em consideração para conseguir alcançar os melhores resultados com seu site.
Faça conteúdos de boa qualidade
Não adianta suas publicações aparecerem nas primeiras posições das pesquisas dos buscadores, se o leitor não encontrar nada de interessante no site do seu negócio. Portanto, procure montar artigos com dados relevantes para seu público-alvo. Organize toda estrutura com separação de tópicos, links internos, bullets points e mais.
Basicamente, para criar conteúdo relevante com técnicas de SEO, você só precisa de informação de qualidade e um computador. Aliás, é importante ressaltar que equipamentos desatualizados geram perda de tempo. Então, caso esteja a procura de um ótimo modelo veja também os Melhores Notebooks Samsung.
Faça guest-post
O guest-post é um artigo que você escreve e insere um link mencionando o portal da sua empresa, mas publica no site de outra pessoa. Assim, suas páginas ganham autoridade seguindo as normas de SEO e o site parceiro, obtém mais conteúdo. Para aplicar essa estratégia basta entrar em contato com blogs e ver quais aceitam esse tipo de cooperação.
Mas seja cauteloso ao fazer essa escolha, evite plataformas que têm má reputação. Além disso, lembre-se de desenvolver conteúdo de qualidade e não abuse na inserção de link, geralmente um ou dois costuma ser suficiente.
Fique de olho nos concorrentes
Aplicar táticas de SEO a um site após analisar concorrência ajuda você a encontrar pontos de melhorias para incluir no portal do seu negócio. Pensando nisso, considere usar ferramentas como Ubersuggest e SEMrush que mostram dados importantes, como as palavras-chaves que mais fazem sucesso nas publicações das outras empresas.
Observar título, meta description, tags de cabeçalho e outros elementos também é uma boa estratégia, pois ajuda a criar ideias para suas publicações. Fora isso, não deixe de verificar em quais locais da web existem links indicando seu concorrente.
Link quebrado
Um link quebrado consiste num endereço da internet que não leva a página nenhuma e ainda prejudica a reputação do seu site. Há diferentes razões que explicam o sumiço de uma publicação, como uma simples manutenção ou até alterações no navegador. No entanto, existem algumas técnicas de SEO que permitem contornar essa situação.
Por exemplo, fazer auditorias no seu portal com programas de rastreamento, como Google Search Console. Também é possível criar páginas de erro 404 recomendando outras matérias, atualizar sitemaps e enviar aos mecanismos de busca para resolver o problema.
Otimize o site para dispositivos móveis
As pessoas não devem encontrar dificuldades ao acessar o site da sua empresa por tablet, celular ou computador. De acordo com as regras de SEO, é aconselhável que você procure utilizar um design que se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de aparelhos. O carregamento das páginas também não pode ser lento.
Por esse motivo, sempre comprima as imagens, reduza o número de solicitações HTTP e faça o armazenamento dos arquivos em cache. Não se esqueça de ainda fazer testes com dispositivos variados e eliminar tudo que complique o bom uso do portal do seu negócio.
Melhores ferramentas de SEO
Há muitas plataformas voltadas para aplicação de SEO e pode ser confuso saber qual usar. Mas veja na sequência cinco ótimas ferramentas para descobrir por onde começar.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta fantástica que permite fazer o rastreamento da quantidade de usuários que acessam seu site, de onde vêm e como se comportam. Com essa plataforma você consegue monitorar as palavras-chave que mais atraem o público. Da mesma forma consegue verificar o desempenho das páginas e pontos de melhoria.
Outra informação útil para aplicação de SEO é a taxa de rejeição, ou seja, o percentual que indica o número de pessoas que abriram o seu portal, mas saíram logo. O Google Analytics tem uma ótima versão gratuita e outra paga direcionada a grandes empresas.
Google Search Console
O Google Search Console consiste em uma ferramenta de SEO sem custos que serve para você monitorar, fazer a manutenção e aprimorar o desempenho de um site. Nele, é possível encontrar dados, como volume de visualizações, taxa de cliques e posição média nos resultados de pesquisa.
Além de enviar sitemaps, você pode ainda verificar quais páginas foram indexadas pelo Google e aquelas que estão com problema. Fora isso, ele fornece relatórios com os links de outros sites que apontam para seu portal.
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma plataforma web que serve para fazer pesquisa de palavras-chave e análise de SEO. Trata-se de uma ferramenta paga, mas os usuários cadastrados têm a opção de realizar três consultas gratuitamente por dia. Nela, você descobre com mais precisão o número de buscas com um determinado termo.
Também há como saber quais são os outros sites que falam do mesmo assunto e as chances de se posicionar frente a eles. Outras vantagens do Ubersuggest são as sugestões de conteúdo, avaliação das páginas e o rastreamento das posições delas.
Smush
O Smush corresponde a um plugin do WordPress que comprime, redimensiona e aprimora automaticamente o tamanho de imagens sem comprometer muito a qualidade visual. Isso melhora o SEO do site, pois o desempenho se torna mais rápido e eficiente. Com o carregamento mais ágil das páginas a classificação nos buscadores também aumenta.
Essa ferramenta tem uma versão paga que permite ajustar arquivos em lotes, oferece suporte a mais formatos e mais funções. Contudo, existe um plano gratuito que contém recursos básicos que já geram bons resultados.
Keyword Explorer
O Keyword Explorer é um software de marketing digital projetado para auxiliar profissionais de SEO a encontrar palavras-chave relevantes. Por meio dessa ferramenta, você pode analisar qual a dificuldade de posicionamento de um determinado termo, em comparação com a concorrência.
Nele, também há sugestões de palavras alternativas relacionadas ao tema. Ele oferece outros dados importantes, como as principais características das páginas que atualmente estão classificadas em boas posições.
Aproveite as dicas e aumente o tráfego do seu site usando as técnicas de SEO!
Ao aplicar as técnicas de SEO no site do seu negócio você aumenta as chances dele aparecer nas primeiras posições das pesquisas. Além disso, tornar melhor a experiência dos usuários que, graças a isso, se tornam clientes fiéis dos seus produtos ou serviços. Sendo assim, procure investir tempo e esforço ao fazer essa tarefa.
Considere trabalhar com diferentes estratégias de SEO, como o uso de palavras-chave relevantes para seu público e criação de conteúdo de qualidade com títulos atraentes. Também estabeleça parceria para guest-post e utilize ferramentas para analisar seu portal. Dessa maneira, em breve, será possível alcançar uma grande audiência.