O sucesso do site da sua empresa depende desta ferramenta.
Se você já usa o Analytics, esta fantástica ferramenta é gratuita do Google que permite monitorar e analisar os dados de acesso e comportamento do seu website, aplicativo mobile e canal do Youtube, já sabe da importância desta ferramenta.
Porém tem uma pegadinha aí.
Você sabia que o Analytics também pode ser usado em seu Canal do Youtube e Aplicativo Mobile?
Sim, ele pode ser usado para aplicativos mobile e no canal do Youtube,
porém, neste artigo vou focar na utilização desta ferramenta em website.
O que é o Google Analytics?
Google Analytics éum sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, blog ou loja virtual.
O principal objetivo do Google Analitycs não é somente saber quantos usuários acessam o seu site, e sim saber como os usuários se comportam ao navegar por diversas páginas do site, categorias e seções.
E com base na informações coletadas pelo Google Analytics, também conhecido GA, é que podemos analisar se os visitantes de determinado site estão se comportando de forma esperada quanto ao objetivo ou meta que foi definido, principalmente quando está sob uma campanha de marketing.
Caso os visitantes não estejam se comportando de acordo com o seu objetivo e metas, é possível identificar o problema e o que pode ser feito para corrigir.
Recursos do Google Analytics
Os recursos desta ferramenta parecem ser infinitos, por este motivo é consideramos a melhor ferramenta para tomada de decisão nos sites que desenvolvemos.
Veja alguns recursos:
Usuários em tempo real no site
Talvez você deva estar se perguntando: por que preciso saber desta métrica?
Pois a resposta é bem simples, quando iniciada uma campanha de marketing na internet com objetivo de realizar alguma ação no site, é possível analisar o comportamento do visitante em tempo real, desta forma, você poderá corrigir rapidamente a campanha para que não haja desperdício de recursos.
Origem do tráfego
Esta é uma das métricas que utilizamos muito aqui na agência, pois como executamos campanha de marketing digital em vários canais de tráfego, dentre eles: Anúncios no Google AdWords, Sites parceiros, Facebook e outros canais.
É com essa métrica que é possível analisar de onde os visitante vieram e, principalmente, em quais canais estão com o melhor retorno do investimento.
Número de visitantes totais, único, visitantes que retornaram no site e comportamento
Com esta métrica é possível ver de forma ampla como estão os acessos ao site, as páginas mais acessadas, tempo médios que os usuários permanecem no site e até mesmo uma métrica chamada taxa de rejeição.
Que nada mais é que um acesso feito por visitante em uma determinada página, onde ele saiu sem executar nenhuma ação.
Metas
Uma palavra tão pequena mas podem acreditar, esta é uma das métricas mais importantes que consideramos no Analytics.
Esta métrica permite que saibamos se os objetivos que definimos para o site estão sendo cumpridos ou não pelos visitantes.
Por exemplo, você pode definir uma meta de preenchimento de formulário, então a cada preenchimento do formulário será registrado como um resultado em sua meta.
Sim, dá pra mensurar tudo em seu site desde um clique em determinado botão, uma compra no caso de uma loja virtual, uma vista em uma página ou até mesmo se um vídeo foi reproduzido.
O que?
O seu site não tem uma meta definida?
Como costuma dizer o guru do Google Analytics Avinash Kaushik
“um site sem uma ferramenta de monitoramento de tráfego é considerado um crime com contra a humanidade”.
E eu, Rudmar Alencar Silveira, costumo dizer:
“Um site sem metas definidas, não passa de mais um site frustrado e sem futuro”.
O Google Analytics no marketing digital
O uso desta ferramenta em campanhas de marketing digital é fundamental, pois é com esta ferramenta que podemos monitorar desempenho das campanhas e principalmente medir com exatidão o ROI – Return of Investment , ou seja, qual retorno seja ele de faturamento, coleta de lead ou qualquer ação de conversão que foi definido.
Quem deve usar o Google Analytics
Obrigatoriamente a agência responsável pelo seu site ou marketing digital precisa ter acesso a essa ferramenta.
Para que ela possa tomar as decisões baseadas em números e não no “achismo”.
É interessante que um responsável dentro da empresa também tenha o acesso para que acompanhe os resultados.
Ou pelo menos a agência responsável pelo site ou campanha de marketing deve enviar relatório no mínimo a cada 30 dias.
Caso você não tenha o Google Analytics no site
Basta pedir para o responsável pelo desenvolvimento do site fazer a implantação que é muito simples e leva menos de 2 minutos.
O Analytics não é vidente
Esta ferramenta vai trazer números precisos sobre praticamente tudo o que está acontecendo com o seu site, através de gráficos, tabelas e informações que vão te ajudar a resolver problemas com base nas suas conclusões.
Nossa dica de ouro para você
Antes de você fazer o login no Google Analytics para analisar as informações do seu site.
Faça uma pergunta para si mesmo:
Quais informação eu preciso saber sobre os acessos no meu site?
E pronto, é só explorar no Google Analytics que ele vai te responder.
Espero que este conteúdo tenha sido transformador para você, caso você queira uma análise grátis no seu site, é nos contatar.
Obrigado pela leitura, fica aqui um forte abraço, compartilhe ou comente se gostou deste post.