Há algum tempo atrás falamos sobre Como Criar Anúncios Chamativos na Rede de Pesquisa; e hoje vamos atualizar um pouco essa ideia de como criar anúncios persuasivos e que vendem na Internet.

 

Admito que não mudou muita coisa não, o mercado está se adaptando aos novos desejos das pessoas, mas a forma de atraí-las continua igual.

 

Mas como uma boa agência e experiência adquirida desde o post citado, vamos falar um pouco mais sobre assuntos que deixamos passar na última vez.

 

Para quem ainda não entende do assunto e está começando agora sua vida de Marketing Digital no Google Ads, vamos explicar desde o começo a configuração de um bom anúncio com textos persuasivos que farão a diferença no seu negócio se aplicados da maneira correta.

 

Porém, o que vamos falar aqui não é uma regra, são apenas métodos que funcionam para nós e que acreditamos que fará diferença para quem está procurando um auxílio nessa plataforma excepcional!

 

 

1º TIPOS DE ANÚNCIOS 

 

Logo após a criação da campanha e grupos de anúncio na Rede de Pesquisa, chegou a hora de criar os famosos anúncios, e hoje nós contamos com 3 formas de anúncio.

 

 

ANÚNCIO DE TEXTO

 

Os anúncios de texto são os mais normais de se fazer em uma campanha, são títulos e descrições que irão compor o anúncio que aparecerá na Pesquisa do Google.

 

São muito simples de se fazer, porém, você tem que extrair o máximo de criatividade sua para atrair a atenção das pessoas que encontrarem seu anúncio.

 

O Anúncio de Texto é composto por:

 

1º Título: aqui você basicamente irá apresentar o produto ou serviço da sua empresa.

 

(Ex: Loja de Calçados Femininos, Limpeza Completa de Apartamento).

 

2º Título: na segunda parte de seu anúncio, você tem algumas opções de chamadas para atrair clientes, basta analisar o que é mais vantajoso e mais chamativo. Geralmente se resume às vantagens da sua empresa, cidade(s) que você está anunciando ou as qualidades do seu produto ou serviço.

 

(Ex: Frete Grátis para São Paulo, Empresa Certificada).

 

3º Título: a última chamada sempre colocamos o nome da empresa, chamada para ação ou cidade(s) que está anunciando, caso não seja usado no Título 2.

 

(Ex: Atendimento Rápido em Curitiba, Solicite Orçamento Agora).

 

Caminho de Exibição: são basicamente caixas de texto que ficam ao lado da URL do site, informando para qual página você está indo.

 

(Ex: empresadecalcados.com.br/sapatos/femininos).

 

(Ex: limpadoradepsicinas.com.br/nossos/serviços).

 

Aqui você deve ser bem objetivo devido ao pouco limite de caracteres disponíveis em cada caixa.

 

Descrição 1: aqui é onde você tenta descrever o máximo da sua empresa, produto ou serviço, usando informações que não puderam ser colocadas nos títulos. Seja criativo e extremamente informativo, apesar dos títulos chamarem mais atenção.

 

Dica: sempre use a primeira letra da palavra em letra maiúscula, assim como nos Títulos, chama mais atenção.

 

(Ex: Empresa Especializada em Calçados da Moda Importados para São Paulo e com Preço Justo!)

 

Descrição 2: tente colocar aqui todas as vantagens que sua empresa tem ou fazer uma chamada para ação.

 

(Ex: Com +20 Anos de Experiência no Mercado, Hoje Trabalhamos com Todas as Marcas de Calçados).

 

(Ex: Com Certificação de Segurança e Qualidade, Nós Atendemos Todo o Centro de Curitiba!)

 

Aqui fechamos o ciclo de textos criativos dos Anúncios de Texto, e como você viu, é simples porém muito completo e útil, basta você ter conhecimento total do que está anunciando.

 

 

ANÚNCIO RESPONSIVO DE PESQUISA

 

Aqui repetimos o processo dos Anúncios de Texto, mas com uma diferença! Nos Anúncios Responsivos de Pesquisa você tem a liberdade de criar 15 Título para o Anúncio e 4 Descrições, uns distintos dos outros que se vão adaptando-se entre si para ver qual será mais relevante para aparecer nos textos.

 

Pois é criado diferentes combinações de títulos e descrições a fim de achar o mais persuasivo e chamativo para as pessoas.

 

Não é necessário criar os 15 Títulos e as 4 Descrições para o anúncio ser aprovado, mas na ferramenta você consegue visualizar o índice de qualidade do mesmo e dá dicas do que você pode fazer para melhorar a qualidade dele.

 

Se criados da forma correta e que atraiam a atenção das pessoas, os Anúncios Responsivos de Pesquisa performam melhor que o Anúncios de Texto devido às várias combinações feitas para atrair o público para o site.

 

 

ANÚNCIO DE CHAMADA

 

Os Anúncios de Chamada repetem o processo de criação dos Anúncios de Texto, exceto o 3º Título que é retirado.

 

Aqui o diferencial é a disponibilidade de adicionar o número da empresa fazendo com que seja possível pessoas entrarem em contato pelo telefone através de um anúncio.

 

Porém, esse número deve estar no site e preferencialmente visível no topo do site. Caso contrário, o anúncio será suspenso, pois o Google Ads faz a procura desse mesmo número no site para ver se é verdadeiro e funcional.

 

E aqui encerramos os Tipos de Anúncios da Rede de Pesquisa, os três são compostos pela mesma base, porém, o que os difere é como eles funcionam, cada um tem sua importância e funcionalidade, se você conseguir usar os 3, sua campanha certamente terá um desempenho melhor.

 

 

2º DIFERENCIAIS

 

Existem algumas funções que compõem os anúncios, e é sobre eles que vou falar agora.

 

Se você já anuncia no Google Ads, sabe do que estou falando. As Extensões de Anúncio são “adicionais” que podem fazer parte do anúncio, e existem 4 principais Extensões de Anúncio:

 

Extensão de Sitelink: as Extensões de Sitelink são links únicos que aparecem embaixo do anúncio, e são responsáveis por direcionar o público para diferentes páginas do site que está sendo anunciado.

 

Por exemplo, se você está anunciando calçados femininos e a URL do anúncio está jogando para a parte que mostra o catálogo desses calçados, você pode criar um Sitelink jogando o público para Quem Somos caso seu site possua essa página.

 

Com isso, você pode atrair mais pessoas para seu site, pois existem pessoas que não estão prontas para fazer a compra logo de cara, mas gostaram da sua abordagem e querem conhecer melhor sua loja.

 

A Extensão de Sitelink conta com Título e dois campos de Descrição para você fazer a chamada, além do campo para adicionar a URL da página desejada.

 

Extensão de Frase de Destaque: nessa Extensão você basicamente irá colocar os Destaques da sua empresa, como o próprio nome já diz.

 

Isso inclui promoções, diferenciais da empresa, diferenciais da equipe, tempo de atuação e entre outros.

 

As Extensões de Frase de Destaque são quase imperceptíveis no anúncio, raramente alguém irá ler ou perceber, porém, agrega Índice de Qualidade ao anúncio, fazendo com que ele tenha uma posição melhor frente aos concorrentes.

 

Extensão de Snippet Estruturado: sua empresa conta com mais serviços ou produtos além do que você está anunciando? É hora de apresentar eles também! Os Snippets Estruturados servem para você destacar todos os Serviços ou Produtos prestados por sua empresa.

 

Porém, como as Frases de Destaque, eles raramente serão percebidos ou lidos, funcionam melhor para dar qualidade e posicionamento para o Anúncio.

 

Extensão de Chamada: acredito que não precisa de muita explicação, não é? Aqui você pode adicionar o número da sua empresa que está no site e ele aparecerá para as pessoas terem a opção de chamada, incentivando uma ligação.

 

 

3º GRAND FINALE

 

A dica mais importante e crucial eu resolvi deixar para o final, pois ela fará toda a diferença nos resultados da sua campanha. Caso não seja usada, sua campanha estará fadada ao fracasso!

 

Em todos esses pontos que eu citei, use as Palavras-chave sem moderação, porém, que faça sentido para os textos, é claro.

 

Seus anúncios só serão vistos graças às palavras-chave que você adicionou na sua campanha, e colocando elas nos textos dos anúncios e extensões, só aumentará a qualidade da sua persuasão na Internet.

 

Use palavras-chave que o pessoal realmente busca, se sinta no lugar do público-alvo que está procurando seu serviço e produto e faça a chamada que você gostaria de ler caso estivesse procurando por aquilo.

 

Caso precise de ajuda, use o Planejador de Palavras-chave, ele será seu maior aliado na hora de saber se as pessoas procuram por aquilo que você deseja anunciar.

 

Siga esses passos e veja a mágica acontecer!

 

Espero que este artigo tenha ajudado você de alguma forma, compartilhe com quem precisa saber dessas informações. Entre também no nosso Blog de dicas, sempre postamos conteúdo não só sobre Google Ads, mas todos os meios que compõem o Marketing Digital.

 

Fica aqui um forte abraço e até a próxima!

 

Escrito por: Lucas Marschalk

Analista de Google Ads – Studio Silver

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