Copywriting nada mais é que a função de escrever textos publicitários com objetivos no Marketing Digital e fora dele também, onde necessita uma boa gramática e criatividade.

 

Mas não só isso, o cargo de Copywriter requer conhecimento sobre persuasão, conhecer a dor do público-alvo, conhecer o mercado e saber definir o que você está proposto a anunciar, vender e etc.

 

Todos esses processos precisam ser repassados de forma assertiva para com os textos, de acordo com isso, sabemos que chamar atenção das pessoas através de palavras não é uma tarefa fácil.

 

De acordo com pesquisas e até mesmo a vivência da sociedade, o mercado digital certamente é o mais amplo na área empresarial e empreendedora.

 

Uma empresa nos dias de hoje não sobreviverá à forma antiga de se trabalhar sem usar as tecnologias e recursos que o mercado atual necessita.

 

E claro, o Copywriting está dentro desses recursos/profissões que todas as organizações precisam para estarem dentro do jogo nos dias de hoje.

 

Se você não souber apresentar ou descrever o que deseja, as pessoas não irão atrás do seu produto. Neste e outros casos, a persuasão e criatividade que o Copywriting oferece é inegável para os negócios.

 

O poder de persuasão que um Copywriter deve possuir para convencer ações dos leitores do outro lado da tela é, sem dúvida, uma das partes mais importantes de uma empresa que deseja crescer seu negócio digitalmente.

 

Site empresarial, e-mail marketing, blog e artigos, anúncios, até mesmo se anunciar em jornais, revistas e mídias não digitais requer copywriting.

 

Desde descrever o objetivo de sua empresa, até mesmo postar um artigo em um blog sobre um derivado assunto de seu conhecimento ou ligado ao seu negócio.

 

Explicaremos um pouco sobre o que os principais pontos que devem ser levados em consideração na Internet através do Copywriting.

 

SITES EMPRESARIAIS

 

A maiorias entidade nos dias atuais requer um site não só para vender seu produtos online, mas também para que, pessoas de todos os lugares possam conhecer seu negócio sem precisar ir até ele.

 

Hoje existem empresas totalmente online, onde não existem estruturas físicas. Sua estrutura é apenas um site, loja virtual, landing page e entre outros.

 

Pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo da tecnologia e, principalmente, no mundo da internet. Então é necessários estar nos lugares em que elas trafegam, pois neste caso, o site empresarial é indispensável.

 

É no site que encontramos a descrição da empresa, produtos e serviços à venda, contatos e entre outros.

 

E como você está apresentando e/ou vendendo algo ali, a aparência ortográfica e principalmente uma chamada à ação perante o público é indispensável.

 

E-MAIL MARKETING

 

Assim como os sites, o e-mail marketing também tem sua importância no lado digital do negócio. A ferramenta de marketing direto com o cliente é indispensável. O e-mail marketing é a venda e divulgação de forma atraente e formal com o cliente.

 

Como muitas empresas atuam no mercado nacional, não se privando apenas ao local em  que elas se encontram, necessita de uma forma de comunicação com os clientes a longa distância.

 

O e-mail é a forma mais mais correta de comunicação dentro do mundo empresarial, então muitas instituições fazem sua publicidade através dele.

 

Pois é o contato direto de sua empresa com o seu cliente. Então, nada melhor que caprichar na persuasão usando este recurso.

 

BLOGS

 

Blogs servem muito como canais de variadas informações, contudo, eles são exclusivamente digitais, onde organizações usam para divulgar atividades realizadas pela mesma, Insights, em casos de instituições de ensino, resumo de aulas e conteúdo técnico.

 

São diversas informações que pode se obter com um blog, gerando conhecimento, interesse ou até mesmo a persuasão para o leitor.

 

Contamos com um Blog do Studio Silver – Agência de Marketing Digital onde estamos sempre atualizando dicas e explicações sobre diversos assuntos relacionados ao Marketing na Internet.

 

ANÚNCIOS

 

Em casos de anúncios é extremamente importante um copywriter entrar em ação. Por exemplo, o Google Ads possui tipos de anúncios onde o profissional pode usar e abusar de sua criatividade de persuasão.

 

Pois esses mesmos anúncios tem como objetivo a venda ou qualquer tipo de conversão, seja chamada telefônica, preenchimento de formulário, entre outros, através de textos principalmente.

 

Mas não só no contexto digital podemos abranger anúncios, pois muitas empresas ainda usam formas de divulgação fora da internet.

 

Muitas usam jornais, panfletos, outdoor, rádio, televisão e qualquer outro meio de anunciar seu serviço e produto.

 

E nesses casos, o Copywriting não deixa de ser extremamente importante.

 

Possuímos em nosso blog um artigo explicando como fazer um anúncio ideal no Google Ads usando muito do Copywriting. Clique Aqui para Ler.

 

VANTAGENS

Depois de toda explicação e direcionamento sobre Copywriting, está na hora de mostrar as vantagens de possuir esse conjunto de técnicas em seu negócio.

  • O PRINCIPAL VOCÊS JÁ SABEM: PERSUASÃO ATRAVÉS DE TEXTOS SIMPLES. 

 

Com um bom Copywriting você consegue adquirir vendas, ligações, visitas ao site por exemplo, preenchimento de formulário e entre outros tipos de conversões que sejam úteis para você.

 

  • ORGANIZAÇÃO.

 

Textos bem organizados e objetivos sempre irão chamar atenção, o uso correto de palavras para tal assunto é necessário em qualquer lugar.

 

O leitor deve saber o que está lendo e qual o objetivo do texto, falta de organização do mesmo, mal explicado e sem um objetivo não funciona.

 

Existem vários benefícios que se pode obter com Copywriting como mais clientes e conversões; você pode ainda agregar mais valor para sua empresa.

 

ALGUMAS ÁREAS QUE UM COPYWRITER PODE ATUAR:

 

  • » Criação de anúncios em geral
  • » Divulgações publicitárias
  • » Artigos para Blogs
  • » Roteiro de um vídeo para vendas
  • » E-mail Marketing (importante)

 

Essas e muitas outras área que requerem textos inteligentes para convencer pessoas.

 

  • EXISTE UM TAMANHO DE COPY PERFEITA?    

 

Como o Copywriting abrange muitas atividades em um negócio, existem diferentes tipos de copy, cada atividade que você irá utilizar dessa técnica exige tamanhos distintos de um texto para outro para ser considerado bom.

 

PARA UM BOM COPYWRITING, DEVE EXISTIR UMA CONEXÃO DE VÁRIOS GATILHOS QUE DEVEM SER SEGUIDOS:

 

  • » Conhecer o público que tem interesse no que você irá escrever.
  • » Oferecer vantagens para seus clientes se eles realizarem alguma ação desejada.
  • » Nunca escrever coisas fora da sua realidade de trabalho apenas para agradar o público. Seja verdadeiro e prove o que está sendo dito.
  • » Se errar, deve ser corrigido e fazer um pedido de desculpa para a empresa ou algum cliente.
  • » Um dos gatilhos mentais mais eficazes… A escassez! Nunca deixe de lado essa.
  • » Convença o leitor de que o que você está promovendo vale a pena, principalmente se estiver vendendo algo.

 

LEMBRANDO QUE EXISTEM ERROS EM COPYWRITING E SÃO ATÉ COMUNS. POR EXEMPLO: 

 

  1. Você fazer a base do texto e não estruturar ele bem certinho, a revisão de seu texto é indispensável.
  2. Um Copywriter deve possuir um conhecimento excelente sobre assuntos diversos, mas muitos leitores não estão prontos para ler tais conteúdos extremamente detalhistas e com uma linguagem que poucos irão entender. Seja simples e objetivo!
  3. Nunca deixe a organização sobre “perrengues”, oferecer vantagens além do que a empresa pode oferecer é um tiro no pé!
  4. Existem várias formas de chamar a atenção de leitores, não precisa apertar na mesma tecla sempre de oferecer algo para eles, por conta disso, a criatividade deve ser levada muito em conta.

 

É bom ressaltar que isso são apenas alguns títulos que devem ser levados em consideração na hora de fazer uma Copy excelente, existem inúmeras situações por trás desse recurso que não cabe em um post.

 

Então, se você gostou, deixe um comentário sobre o que achou e compartilhe para chegar aqueles que desejam evoluir nessa área!

 

Fica aqui um forte abraço e até o próximo post!

 

Escrito por: Lucas Marschalk

Analista de Google Ads Junior – Studio Silver

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