O Google Shopping veio para a Internet com o objetivo de anunciar os produtos de uma loja virtual, comparando os mesmos com os concorrentes, sendo possível o usuário fazer uma simples busca como “sapato masculino” e logo em seguida mostrando as opções.

Veja nosso exemplo:

Para conseguir vincular tais produtos nos anúncios, você precisa usar o Google Merchant Center, onde você enviará os dados/arquivos dos produtos nele para depois promovê-los e anunciá-los no Shopping.

 

QUAIS AS VANTAGENS DE ANUNCIAR NO SHOPPING?

 

Diferente de outros tipos de campanha do Google como Pesquisa ou Display por exemplo, no Shopping os seus produtos estão mais expostos às pessoas, facilitando a compra imediata do mesmo.

 

Por exemplo uma campanha na Rede de Pesquisa, onde são apenas anúncios de texto, então necessariamente as pessoa tem que entrar no site caso queira mais detalhes do produto que está pensando em comprar.

 

No Google Shopping é possível mostrar fotos, preços e detalhes do produto já na janela de pesquisa, cortando metade do caminho do usuário que está decidido o que quer comprar.

 

PORÉM…

 

Campanhas de Google Shopping tem um porém apenas lojas virtuais podem usufruir dessa ferramenta, pois apenas produtos físicos são permitidos serem anunciados no mesmo.

 

Empresas prestadoras de serviço é recomendado a Rede de Pesquisa, já que clientes desse nicho dificilmente estarão decididos em contratar um serviço logo quando pesquisa por ele no Google.

 

ESTRATÉGIAS PARA QUEM QUER ANUNCIAR NO GOOGLE SHOPPING

 

Existem algumas diferentes estratégias e configurações para quem quer anunciar no shopping. Citado anteriormente, a fácil exposição dos produtos aumenta a velocidade de compra e demanda, sem muito planejamento ou análise do comprador. Diferente da contratação de um serviço.

1º DISPOSITIVOS

Geralmente quem quer comprar algo pessoal, como tênis, roupa, vestido e outros, dificilmente estará na frente de um Computador, pelo contrário, números e pesquisas comprovam que a grande parte de buscas e compras online vem dos dispositivos móveis.

 

Então por quê não focar neles? Está aí uma boa estratégia…

 

Mas tome cuidado, é necessário estudar o que você está vendendo e se seu nicho se encaixa nessa “pesquisa” para anunciar somente para celulares. Pois não é 100% do mercado que se encaixa nela.

 

2º CALL TO ACTION

As Chamadas para Ação (Call to Action) para produtos anunciados no Shopping devem ser matadoras e assertivas logo de cara, focando nos preçosimagens e detalhes dos produtos que estão sendo expostos diante dos seus concorrentes, precisando mostrar nas Chamadas para Ação que seu produto é superior.

 

Sempre focando em textos voltados para esses 3 pontos citados acima, mas nada de mentiras. Se seu preço está acima dos concorrentes, deverá pelo menos oferecer uma super promoção para compensar, ou convencer do porquê seu produto está custando mais caro.

 

3º ESTRATÉGIAS DE LANCE

Uma configuração importantíssima que não pode ser deixada de lado é a Estratégia de Lance, não só para campanhas de Shopping, mas todas. Porém, vou comentar aqui porque nem todos entendem o que deve ser levado em consideração; clique? impressões? conversões?

 

Todo negócio sempre opta pela prospecção de clientes, ou conversões como chamamos no Google Ads. Porém, será que estratégias voltadas para esse objetivo é o ideal?

 

Nem sempre! Campanhas de Shopping geralmente tem um número maior de cliques e impressões, isso pelos motivos já citados. Então devemos transformar esses cliques em leads qualificados sem tirar o ótimo tráfego que essas campanhas possuem.

 

O que eu quero dizer com isso é que Estratégias de Lance como Maximizar Conversões possam tirar muito do alto acesso das pessoas aos anúncios dos produtos, diminuindo conversão e tráfego.

 

Opções super recomendadas que geralmente dão certo para nós é Maximizar Cliques ou CPC Otimizado. Trazem muitos cliques, onde a chance de gerar mais leads é maior, já que como eu falei lá em cima, as pessoas que buscam por produtos do shopping já estão mais decididas a comprar o mesmo, sem precisar de uma estratégia que force a procura por lead’s quentes.

 

CONCLUSÃO

 

Sabemos que os processos para criar campanhas variam de negócio para negócio, porém, existem os famosos padrõezinhos que, na maior parte dos casos, dão certo. Configurar uma campanha para certo objetivo não é tarefa fácil, por isso, preparamos sempre dicas de configurações e otimizações voltadas para os negócios prospectar mais clientes e vendas para o seu negócio.

 

Não esqueça de acompanhar nossos outros artigos voltados a muitos assuntos do mundo do Marketing Digital.

 

Espero que esse post tenha ajudado você, um forte abraço e até a próxima.

 

Escrito por: Lucas Marschalk

Analista de Google Ads – Studio Silver

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